O pinguim vandaliza
Uma edição repleta de depredações
| Edição 82, Julho 2013
Murat Palta [Capa] é designer gráfico e mora em Istambul.
Fernando de Barros e Silva [O som ao redor] é diretor de redação de piauí e autor de Chico Buarque, da Publifolha.
Claudius Ceccon [Chegada, Despedida e cartuns] é cartunista carioca. Dirige o Cecip, Centro de Criação de Imagem Popular.
Consuelo Dieguez [A disputa que matou a Varig] é repórter de piauí e coautora da coletânea de perfis Vultos da República, da Companhia das Letras, publicada originalmente em piauí.
Dilma Rousseff [Malandro é o canguru, que já nasce com Bolsa Família] é presidenta da República. Seu ghost-writer não autorizado é Renato Terra, repórter de piauí. Ilustração de Caco Galhardo.
Paula Scarpin [Via-sacra] é repórter de piauí. Ilustração de Carla Caffé.
Renato Terra [O pit bull de passeata] é repórter de piauí e codiretor, com Ricardo Calil, do documentário Uma Noite em 67.
David Harvey [O direito à cidade] é geógrafo marxista inglês e professor da City University de Nova York. Artigo originalmente publicado na New Left Review em 2008. Tradução de Isa Mara Lando.
Vanessa Barbara [Uma em um bilhão] jornalista, escritora e colunista da Folha de S.Paulo. Lançará Noites de Alface no segundo semestre, pela Alfaguara.
Lira Neto [Tiros na fronteira] é jornalista e escritor. O texto integra o segundo volume da trilogia Getúlio, a ser lançado pela Companhia das Letras em agosto.
Eduardo Escorel [Triunfo e tormento] é cineasta e montador do filme Cabra Marcado para Morrer. É diretor do documentário Paulo Moura – Alma Brasileira. O ensaio é um trecho do livro Eduardo Coutinho, organizado por Milton Ohata, que a Cosac Naify lançará em outubro.
Uwe Heidschötter [O sentido da vida] é diretor de filmes de animação e ilustrador alemão. Mora em Berlim.
Mario Sergio Conti [No epicentro da barafunda] é repórter de piauí e autor de Notícias do Planalto, da Companhia das Letras. Apresenta o programa Roda Viva, da tv Cultura.
Antonio Prata [Alô, Bozo?] é colunista da Folha de S.Paulo e escritor. A crônica é parte da coletânea Nu, de Botas, que sairá em outubro pela Companhia das Letras.
Fabrício Corsaletti [Vestido de batalha], poeta, é autor de Estudos para o Seu Corpo e Esquimó, da Companhia das Letras, e da novela Golpe de Ar, da Editora 34. É colunista da Folha de S.Paulo.
Nonato Viegas [Sobrou para o PSTU] é repórter e produtor executivo da Rádio Tupi.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.