minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Elon Musk e a saudação nazista na posse de Trump: uma cruzada fascista está em andamento no mundo, em nome de ideais libertários e a serviço da face mais destrutiva do capitalismo CRÉDITO: ANGELA WEISS_AFP_2025

questões vultosas

Yes, nós temos banana

O remake de Vale tudo e a nova ordem global

Fernando de Barros e Silva | Edição 221, Fevereiro 2025

A+ A- A

Aestreia de Vale tudo está prevista para o próximo dia 31 de março. A novela das nove da Globo começa no mesmo dia que os militares comemoram – no mundo real ainda é disso que se trata, eles de fato comemoram – o 61º aniversário do golpe de Estado que destituiu João Goulart do poder, nos idos de 1964. Tão longe, mas tão perto. A data este ano cai numa segunda-feira, e muito provavelmente tudo não passa de uma coincidência um pouco constrangedora, mas que fala à imaginação. Nem sempre foi assim, uma casualidade.

A inauguração oficial da televisão em cores no Brasil, por exemplo, aconteceu de forma deliberada no dia 31 de março de 1972, por imposição dos militares. A primeira transmissão colorida ocorreu, na verdade, durante a Festa da Uva de Caxias do Sul, em 19 de fevereiro, com a presença do general Garrastazu Médici, então na Presidência. A Globo teve lugar de destaque nas festividades.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE