UOL - O melhor conteúdo
  • INGRESSO.COM
  • UOL HOST
  • PAGBANK
  • CURSOS
  • UOL PLAY
  • UOL ADS
  • BUSCA
  • BATE-PAPO
  • EMAIL
A Revista piauí jogos
Podcasts
  • Todos os podcasts
  • Foro de Teresina
  • ALEXANDRE
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Sequestro da Amarelinha
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
piauí recomenda
Dossiê piauí
  • O complexo_SUS
  • Marco Temporal
  • Má Alimentação à Brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Perfil
  • Cartas de Glasgow
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
Especiais
  • Projeto Querino
  • Versos Negros
Eventos
  • piauí na Flip
  • Encontros piauí 2025
  • Encontros piauí 2024
  • Festival piauí 2023
  • Encontros piauí 2023
Herald Vídeos Lupa
Minha Conta
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
Faça seu login Assine
  • -
  • A Revista
  • piauí jogos
  • Podcasts
    • Todos os podcasts
    • Foro de Teresina
    • A Terra é redonda (mesmo)
    • Sequestro da Amarelinha
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • piauí recomenda
  • Dossiê piauí
    • O complexo_SUS
    • Marco Temporal
    • Má Alimentação à Brasileira
    • Pandora Papers
    • Arrabalde
    • Perfil
    • Cartas de Glasgow
    • Open Lux
    • Luanda Leaks
    • Debate piauí
    • Retrato Narrado
    • Implant Files
    • Eleições 2018
    • Anais das redes
    • Minhas casas, minha vida
    • Diz aí, mestre
    • Aqui mando eu
  • Especiais
    • Projeto Querino
    • Versos Negros
  • Eventos
    • piauí na Flip
    • Encontros piauí 2025
    • Encontros piauí 2024
    • Festival piauí 2023
    • Encontros piauí 2023
  • Herald
  • Vídeos
  • Lupa
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
  • Faça seu login
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Schuttlesworth, ao contrário de Prokofiev, pelo menos teve direito a flores de verdade FOTO: GLENN HARTONG/ THE CINCINNATI ENQUIRER

questões manuscritas

Saída à francesa

Ninguém merece morrer no mesmo dia que Steve Jobs, Kennedy ou Stálin. Por isso, presta-se aqui uma homenagem pós-póstuma às celebridades mal morridas

Dorrit Harazim | Edição 62, Novembro 2011

A+ A- A

O romeno Constantin Brancusi é, na opinião de muitos, o maior escultor depois de Auguste Rodin. Tornou-se amigo do casal Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade quando estes passaram uma longa temporada em Paris em 1923, no início de seu romance. Foram apresentados por Blaise Cendrars que também os apresentou a Fernand Léger e Pablo Picasso. Tarsila e Oswald não eram um casal comum, mesmo no ambiente extremamente cosmopolita da Paris dos anos 20. A crise de 1929 ainda não havia reduzido a fortuna de Oswald a pó e a beleza “exótica” de Tarsila – talvez em seu auge naquele momento – atraía para o casal todos os olhares. A fama de endinheirados e simpáticos lhes abriram naquele ano quase todas as portas do mundo literário e artístico parisiense.

Brancusi tinha reputação de ermitão, vivia no seu próprio ateliê numa ruela do 15º distrito cercado de ferramentas de trabalho e esculturas prontas, que vendia ainda com alguma dificuldade. Corria o boato de que raramente tomava banho, o que sua barba hirsuta e seu aspecto desleixado tendiam a confirmar. Mas nada disso afetava a enorme admiração que sua obra já suscitava entre os principais especialistas e alguns colecionadores mais esclarecidos.Tarsila escreveu a seu respeito que Brancusi era " um apóstolo rumaico que vive retirado do mundo criando milagres escultóricos"

A amizade com Brancusi foi reatada na segunda temporada do casal em Paris três anos mais tarde, nos meses que antecederam o casamento oficial de Tarsila e Oswald , anunciado em outubro de 1926. Nessa época, Brancusi já havia realizado algumas de suas mais famosas esculturas, entre as quais figura “O Beijo”, espécie de grande paralelepípedo de pedra sobre o qual esculpiu os contornos esboçados de um casal que se beija. Muitas das novas obras estavam destinadas a uma grande exposição que o escultor romeno faria na galeria Brummer de Nova York em novembro de 1926. Aparentemente,ao receber a participação de casamento do casal brasileiro Brancusi ressentiu-se do fato de terem deixado Paris sem se despedir dele e resolveu brincar a respeito ao enviar-lhes o catálogo da exposição cuja preparaçao Tarsila e Oswald haviam acompanhado nos meses anteriores.

 

Assim, no exemplar do catálogo mandado a Tarsila e que leva hoje sua assinatura no canto direito superior, Brancusi resolve homenagear o casal – não sem perder a oportunidade de cobrá-los pela falta de despedida. Brancusi, que raramente fazia desenhos em dedicatórias ou álbuns, quebra sua regra e desenha a caneta o esboço de sua famosa escultura, identificando o casal que se beija como Tarsila e Oswald. Mas não deixa de mencionar na dedicatória: “Aos recém casados que deixaram Paris como grosseirões”.

Que aquele que é talvez o maior escultor do século XX tenha querido identificar, ainda que somente neste desenho, sua mais famosa escultura ao casal brasileiro que impressionara Paris naqueles anos é um testemunho não apenas do seu afeto, como também um pequeno tributo, hoje fascinante, ao melhor momento do amor de Tarsila e Oswald. Tarsila conservou preciosamente este memento de uma de suas mais ilustres amizades e seus descendentes o venderam há vinte anos para o atual detentor.
 

Dorrit Harazim
Dorrit Harazim

Jornalista, trabalhou nos principais veículos da imprensa brasileira e participou da criação da revista Veja e da piauí, na qual foi editora. Ganhou o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia. É colunista de O Globo e publicou O instante certo

Leia Mais

questões manuscritas

O último imperador da China

O jovem oriental fardado que assina esta foto talvez seja um dos personagens mais patéticos da história do século XX

08 fev 2017_13h39
questões manuscritas

A espiã que veio do frio

Às vezes, um retrato surpreende por não corresponder à imagem e à reputação que prevaleceu do retratado

09 jan 2017_15h53
questões manuscritas

Frei Betto entrevista Fidel Castro

02 dez 2016_15h10
PIAUI_226
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • Esquinas
  • Cartuns
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • ESPECIAIS
  • Eleições 2022
  • má alimentação à brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • In English
    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

WhatsApp – SAC: [11] 3584 9200
Renovação: 0800 775 2112
Segunda a sexta, 9h às 17h30