Escrevinhaduras
| Edição 20, Maio 2008
OLHAR ESTRANGEIRO
Como morador de Mogi das Cruzes que tantas vezes teve de pegar o trem para chegar a São Paulo, devo parabenizar a autora de “Uma palestina em Mogi”, Ayeda Rajai Nasri Ama, pela ótima descrição desse trajeto, enfrentado por inúmeros indivíduos que encontram oportunidades na capital e moradias na sua periferia. O olhar de outra cultura sobre fatos cotidianos é fantástico e possibilita a melhor compreensão dos mesmos.
EDUARDO TADAFUMI SATO_Mogi das Cruzes/SP
DIÁRIO
Meus cumprimentos à nova cidadã Ayeda Rajai Nasri Ama. Fico imaginando o que ela deve ter passado quando ainda morava no Iraque, o seu país de origem, e depois, na tentativa de se adaptar ao Brasil, um lugar tão diferente do dela. Pelo senso de humor que pude perceber em seu “diário”, tenho certeza que ela vai se adaptar bem. Seja bem-vinda, Ayeda, e seja muito feliz aqui.
CARLÃO PACHECO_Maringá/PR
OSSOS DO OFÍCIO
O artigo “Um meteoro de ouro sumiu em Vassouras” faz afirmativa falsa, pejorativa e desabonadora em relação ao testamenteiro de Eufrásia Teixeira Leite, o advogado Antônio José Fernandes Júnior, ao dizer que “antes que os parentes chegassem para o velório de Eufrásia, Antônio fugiu (sic) com o envelope azul que, na mesa-de-cabeceira, guardava a última vontade da cliente”.
Não é dito onde nem como o articulista obteve tal notícia. A verdade é que o testamenteiro lutou bravamente pela validade do testamento, com sucesso em todas as instâncias, contra a impugnação de alguns descontentes que queriam a sua anulação. Ele, por sua honradez inatacável, seria incapaz de sonegar qualquer documento, inclusive aquele misterioso “envelope azul”, se acaso existiu.
Como o advogado Antônio José Fernandes Júnior faleceu há muitos anos, não podendo obviamente refutar a acusação, faço-o eu, na qualidade de seu neto, e também advogado.
NOTA DA REDAÇÃO: A versão publicada por piauí se baseia numa testemunha do velório, Cecília Bonfim, acompanhante e herdeira de Eufrásia Teixeira Leite. Ela ditou seu depoimento no cartório do 2º Ofício da Comarca de Vassouras, no dia 2 de dezembro de 1935, nestes termos: “Nessa hora achavam-se na sala os senhores Cândido Torres Guimarães e Francisco Velloso, ambos primos de Dona Eufrásia, velando seu cadáver. Depois de receber o tal envelope, o dr. Antônio José Fernandes Júnior saltou sobre uma cama, saindo pela porta dos fundos, que dá acesso para outro quarto, onde se achava o coronel Julio Corrêa e Castro, a quem o dr. Antônio José Fernandes Júnior, ao passar, disse: ‘Aqui está o testamento’.”
PAULO DE ALMEIDA MAGALHÃES_Rio de Janeiro/RJ
SAUDADES DE ANTANHO
Uma letra para a lápide do concurso literário que movimentou 2007: saudades das frases disparatadas, dos exercícios de criatividade ao qual eu me obrigava, que espalhava entre amigos como provocações e para contaminar a imaginação de todos. Era a primeira coisa que eu fazia a cada edição… ler a crônica ganhadora. E quase sempre eram belíssimas, especialmente a antológica da galinha à cabidela.
Não gosto de concurso do qual eu não possa participar – até o campeonato paulista de futebol tem mais concorrentes!
PRISCILA AKEMI_São Paulo/SP
MEU DRUMMOND
Como Helena Maria Vicari [Seção esquina, piauí n. 18], também mantive uma correspondência com Carlos Drummond de Andrade – não por tanto tempo, como ela, mas o suficiente para que, estimulada pelo poeta, pudesse publicar meu primeiro livro, Golden days…Visitei-o na rua Conselheiro Lafaiete, enquanto ficava hospedada em casa de um primo, na Prudente de Morais, 1 620.
YOLA OLIVEIRA AZEVEDO_São João da Boa Vista/SP
RETRÔ
Vão pentear macacos albinos do Darwin. O Piauí não merece a piauí. Botem pingos nos is, nos dáblios, nos aspones. Caiam pelas tabelas. Chutem debaldes. Aticem ânimos. O estilo (argh!) da revista é muito démodé, meio Denner, para dizer o máximo. A revista piauí quer perder a chance de contundir atacando, de melar sendo sal entre jias, atiçando sepulturas mal caiadas entre um retrôpicalha e um bundalelê de escrevinhaduras formóis.
NOTA DA REDAÇÃO: puxa…
SILAS CORREA LEITE_São Paulo/SP