Tiranos e psicopatas
Os leitores comentam o perfil de Mangabeira Unger e notam que a altura de Stalin está errada
| Edição 12, Setembro 2007
POL POT VEM AÍ
A capa da edição de agosto é simplesmente nauseabunda. Pelo andar da carruagem, Pol Pot não tardará.
EURICO DAS NEVES JUNIOR_SÃO PAULO, SP
IMPERDOÁVEL
A capa de piauí_11 mostra Stalin um pouquinho mais alto que Mao. Na vida real, o líder chinês tinha 1,80 metro de altura, enquanto sua contraparte soviética, mero 1,65 metro!
JESUS LEONG_MANAUS, AM
DÓLARES PIAUIENSES
Mangabeira Unger é levado do Brasil, rala pra chegar, com 25 anos, a Ph.D. em uma das três mais famosas universidades do mundo, se preocupa com seu país, procura lideranças com as quais implementar algumas de suas idéias e é considerado culpado por isso. Falando português com sotaque, de inteligência privilegiada, e ainda vindo dos Estados Unidos, só pode mesmo é ser crucificado pela esquerda festiva ou etílica. A piauí não deve entrar nesse jogo. Congratulations como dizem lá no Piauí. Também padeci nos States para me formar e voltar com alguns diplomas e few dólares.
MÔNICA SERRA_CUIABÁ, MT
RODANDO A BOLSA
O perfil de Mangabeira Unger saiu justamente quando o presidente menospreza e faz insinuações de que quem estuda fora ─ com bolsa ou não ─ é elite. Assim não há quem dê jeito.
JOTA ALVES_CHAPADA DOS GUIMARÃES, MT
ARMÁRIO
É impressão minha, ou vocês assumiram o papel “ninho dos tucanos”?
JAMES WILLIAM GOODWIN JR_BELO HORIZONTE, MG
NOTA DA REDAÇÃO: ainda não saímos do armário. Aguarde, será uma surpresa…
GORJETA
Ao invés de ficar nessa atitude arrogante do cara que não tem nada com isso, FHC deveria fazer uma oposição responsável. Ou acha que vai entrar para a história como? Dando palestras a 40 000 dólares?
PAULO DE TARSO DISCA_SÃO PAULO, SP
CANSEI
Ainda bem que o presidente da Philips, Paulo Zottolo, disse O Piauí!
GUILHERME ANDRADE ABREU_BELO HORIZONTE, MG
JÁ ACABOU
Hoje é dia 14 e minha piauí de agosto já foi lida de cabo a rabo. Muito tempo livre? Difícil. Professora em tempo integral, me divido em três empregos e ainda tenho namorado e gato para cuidar. Estaria a revista ficando mais curta? Não, eu contei as páginas, 78, mais que a edição anterior. O provável é que a revista esteja só ficando mais interessante. Alguns anúncios a mais? É verdade, mas eu quero mesmo é que vocês ganhem dinheiro, meninos.
PAULA RENATA BORGES_SÃO PAULO, SP
NOTA DA REDAÇÃO: nós também, menina.
CONDIÇÕES ZERO
O nosso ministro da Saúde ou é desinformado sobre a realidade brasileira ou espertamente está distribuindo factóides para aparecer. Acho que, quando mal consegue diminuir a desnutrição, o Estado brasileiro não está em condições de fazer abortos. Essa não é uma questão religiosa, é uma questão de coerência. Faria melhor o senhor ministro se procurasse distribuir preservativos e anticoncepcionais, e educar a população. Vamos deixar de demagogia.
REGINA MACHADO VOLPATO_PATO BRANCO, PR
BOMBOM QUARENTÃO
Sabe aquele bombom da caixa que você deixa para comer por último? Pois bem, foi o que me ocorreu quando comprei a edição com o texto sobre os 40 anos do Sgt. Pepper’s, dos Beatles. Li toda a revista nas poucas horas vagas (sou estudante de medicina da Universidade Federal do Piauí, em Teresina), mas deixando o melhor para o final. Passados dois meses, debrucei-me sobre o artigo. Não bastou somente ler. Li ao mesmo tempo que ouvia faixa a faixa. Lia e ouvia.
ANTÔNIO C. B. DE DEUS_TERESINA, PI
PARAFUSO
Fiquei intrigada com a idéia de doar minhas revistas já lidas ao consultório de psiquiatria de uma amiga. Sugeri que colocasse na sua sala de espera e pensei estar fazendo uma enorme contribuição. Surpresa: ela se recusou e disse que só eu consigo ler tal revista. Será que preciso de uma consulta em tal “consultório”? Se ficar curada é deixar de ler piauí, prefiro minha insanidade!
LUCIANE ROSSI_SÃO PAULO, SP
TIRANOSSAURO
Dar espaço a Tariq Ali é abusar da bílis do leitor. Ele tem a coragem de dizer que violência na Venezuela é obra exclusiva da oposição (e as milícias chavistas?), que é legítimo fechar a emissora RCTV (mas “ele e seus seguidores não são vingativos”) e que a Venezuela totalitarista, repressora, fascista de Chávez faz parte do “eixo da esperança”. Só faltou dizer que a humanidade deve se prostrar agradecida diante de líder de tal envergadura e aplaudir quando abraça outro prócer da paz, um certo Ahmadinejad.
ROBERTO ELISABETSKY_SÃO PAULO, SP