Traços e retratos
Perfis em construção e cartas para sempre
| Edição 35, Agosto 2009
Lourenço Mutarelli [Diário], quadrinista, escritor, ator e dramaturgo, é autor de A Arte de Produzir Efeito sem Causa, lançado pela Companhia das Letras, e de O Cheiro do Ralo, da editora Devir, adaptado para o cinema por Heitor Dhalia.
Elizabeth Bishop (1911–1979) e Robert Lowell (1917–1977) [“O Brasil é mesmo um horror”] são poetas americanos. As cartas estão no livro Words in Air: the Complete Correspondence between Elizabeth Bishop and Robert Lowell, publicado pela Farrar, Straus and Giroux no ano passado. Edição e introdução do jornalista e escritor Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S.Paulo, autor de Queda Livre, da Companhia das Letras, e do recém-lançado Seleção Natural: Ensaios de Cultura e Política, da Publifolha. Tradução de Rubens Figueiredo.
Peter de Wit [Cartuns] é cartunista holandês. Publicou Burka Babes pela editora De Harmonie (2008).
Consuelo Dieguez [Sérgio Rosa e o mundo dos fundos] é jornalista de piauí. Ilustração de Gonzalo Cárcamo.
Lawrence Wright [Você conhece esse cara?], jornalista e escritor americano, é autor de O Vulto das Torres, da Companhia das Letras, vencedor do prêmio Pulitzer. A reportagem original saiu na revista The New Yorker. Tradução de Vanessa Barbara.
Lira Neto [O milagre de Juazeiro volta a Roma], jornalista e escritor cearense radicado em São Paulo, é autor de Maysa: Só numa Multidão de Amores, publicado pela editora Globo. O artigo é uma edição de trechos da sua biografia do padre Cícero, que sai em novembro pela Companhia das Letras.
Julian Barnes [A consciência da morte] é escritor inglês. O ensaio está em Não Há o que Temer, um lançamento da editora Rocco. Tradução de Léa Viveiros de Castro.
Fernanda Torres [Deus é química] é atriz. A peça de mesmo nome estréia este mês no Rio de Janeiro.
Eduardo Escorel [Coutinho não sabe o que fazer] é cineasta e ensaísta. Editou Terra em Transe, de Glauber Rocha, dirigiu Vocação do Poder (2005) e publicou Adivinhadores de Água: Pensando o Cinema Brasileiro (Cosac Naify). Escorel será o titular de uma seção regular sobre cinema na piauí. Ilustração de Caio Borges.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval e de Despedida por Roberto Negreiros.