minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Palafitas no Rio Tucunduba, em Belém: um dos movimentos que se articula para atuar na COP-30 é a COP das Baixadas, que defende que a realização do encontro internacional não pode se dar em benefício exclusivo dos bairros ricos CRÉDITO: RAIMUNDO PACCÓ_2024

questões sociais

Vai ter COP

Os desafios urbanos e ambientais de Belém, que se prepara para sediar a conferência mundial do clima

Roberto Andrés | Edição 211, Abril 2024

A+ A- A

Um olhar panorâmico do alto do Forte do Presépio, em Belém, oferece séculos de história urbana concentrada. Sob os pés, estão muralhas do século XIX que substituíram versões anteriores da fortificação – uma espécie de mito de origem da cidade, fundada em 1616 por colonizadores portugueses. Alguns metros abaixo das muralhas, está uma camada de terra preta de índio, como são chamados os solos escuros que evidenciam a existência anterior de aldeias do povo tupinambá na península. Metade da vista é tomada pela caudalosa foz do Rio Guamá na Baía do Guajará, ponto de circulação fluvial estratégico para o acesso à região amazônica. Por lá passaram inúmeras embarcações ao longo de séculos e estruturou-se uma extensa economia baseada em produtos da floresta.

Olhando para o lado nordeste, vê-se no primeiro plano o largo que abriga a Feira do Açaí. É ali que, ao cair da tarde, os primeiros vendedores começam a montar seus estandes, compostos de balaios cheios da fruta recém-colhida nas ilhas da região. Logo atrás está a doca de embarcações, onde os pescadores desembarcam diariamente caixas e caixas de pirarucus, filhotes, tucunarés, dourados. Quando eles aportarem de madrugada, limparão os peixes ali mesmo, deixando os restos pelo chão. A limpeza da área ficará por conta de prestativos urubus, em um tipo de cooperação ecossistêmica singular que já foi evocado por Dona Onete na canção No meio do pitiú: Urubu lhe perguntou:/­“O que se passa, compadre?”/“Tô com saudade da minha branca/Do Ver-o-Peso, da sacanagem/Lá eu sou pop star/No meio da malandragem.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE