Viagens multidirecionais
Os escribas do mês singram para o Além, para Phaic Tan, para os labirintos do poder em Brasília, para as entranhas do corpo humano e para as raízes da crise
| Edição 25, Outubro 2008
Marcos Caetano [O fingidor de madeixas,] é comentarista dos canais ESPN e colunista de O Estado de S. Paulo.
Consuelo Dieguez [Onze bilhões de reais e um barril de lágrimas] é jornalista de piauí. Fotografia de Egberto Nogueira.
Roberto Kaz [piauí Herald] é repórter de piauí.
Guilherme Russo [Na rota do kif] é jornalista brasileiro radicado em Barcelona.
Daniela Pinheiro [ A escolha de Joaquim] é jornalista de piauí.
Guillermo Saavedra [País em fuga], poeta, contista e jornalista argentino, escreveu os romances Caracol e Tentativas sobre Cage. Tradução de Alberto Martins, autor de A História dos Ossos, da editora 34.
João Moreira Salles [O caseiro] é documentarista e editor de piauí. Dirigiu Entreatos e Santiago. Fotografia de Orlando Brito, autor de Poder – Glória e Solidão, publicado pela Terra Virgem
Edmundo Desnoes [NY & SP], escritor e ensaísta cubano, é autor do romance Memórias do Subdesenvolvimento (Fundação Memorial da América Latina). Mora em Nova York há mais de 20 anos e acaba de concluir Memórias do Desenvolvimento. Tradução de Elen Döppenschmitt.
Roberto Pompeu de Toledo [Visionário espiroqueta], jornalista e escritor, é colunista de Veja. Publicou A Capital da Solidão, uma história de São Paulo, e o romance Leda, ambos pela editora Objetiva.
Vladimir Nabokov [Natasha], escritor russo (1899–1977), autor de Lolita. Introdução e tradução de Jorio Dauster, que fez todas as versões dos livros de Nabokov para o português, publicados pela Companhia das Letras.
Marcel Gotlib e Alexis [A obra-prima do bardo – parte 2] são desenhistas e autores de quadrinhos. Tradução de Dorothée de Bruchard.
David Foster Wallace [A liberdade de ver os outros], romancista e ensaísta americano, é autor de Infinite Jest, ainda inédito no Brasil. Suicidou-se aos 46 anos no mês passado. Tradução de Ivo Korytowski.