Autorretrato de Martín Chambi em Machu Pichu, nos anos 1930: um dos primeiros fotógrafos de origem indígena, ele teve participação na vida intelectual do Peru e defendeu o folclore andino CRÉDITO: MARTÍN CHAMBI_C.1930-1935
Visões da diversidade
A expansão simultânea da fotografia e da etnografia pelo planeta
Paulo Antonio Paranaguá | Edição 224, Maio 2025
Fotografia e etnografia têm quase a mesma idade e se desenvolveram em paralelo, a partir da segunda metade do século XIX. O Museu Colonial foi fundado em 1864, em Haarlem, na Holanda (e depois transferido para Amsterdã, onde passou a se chamar Museu dos Trópicos). O Museu Etnográfico de Budapeste nasceu em 1872. O Museu Etnológico de Berlim, no ano seguinte. Em Paris, o Museu de Etnografia do Trocadéro abriu as portas em 1882 – e se transformou em 1937 no prestigioso Museu do Homem, com uma fototeca de 400 mil imagens. Os museus do século XIX procuravam atrair o novo público das metrópoles, sem distinção de classe, ao contrário dos gabinetes de curiosidades surgidos no Renascimento, que reuniam objetos de lugares distantes em espaços reservados a visitantes privilegiados.
As exposições universais também estavam abertas ao público em geral. Misto de feira industrial e comercial, essas mostras se espalharam pela Europa e os Estados Unidos a partir da Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações, em Londres, em 1851. Nelas, eram exibidas as conquistas técnicas das nações industrializadas, como os avanços da fotografia, mas também curiosidades trazidas de colônias e ex-colônias europeias. Em Paris, grupos de “selvagens” das Américas, da África, da Ásia e da Oceania chegaram a ser exibidos em “zoológicos humanos” no Jardin d’Acclimatation e no palco do Folies Bergère. Até o pessoal das embaixadas asiáticas foi convidado a posar no estúdio do Museu Nacional de História Natural. O visitante das exposições universais pretendia descobrir o planeta sem deixar o seu pedaço.
Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz
ASSINELeia Mais
