MBL perde engajamento no Facebook
Grupo é superado pelo rival MCC durante julgamento de Lula e tem quinto pior mês em interações na rede social em quase dois anos
O Movimento Brasil Livre vem perdendo interações nas redes sociais. Os engajamentos com a página de Facebook do MBL no mês da condenação de Lula no TRF-4, evento mais esperado pelos grupos antipetistas desde o impeachment, caíram a menos da metade dos que haviam sido registrados em março de 2016, quando as marchas contra Dilma Rousseff mobilizavam o país. As 7 milhões de interações provocadas em janeiro deste ano representam uma diminuição de 30% em relação ao mesmo mês de 2017. Nos últimos trinta dias, em um período agitado na política nacional, o grupo registrou o quinto menor engajamento em quase dois anos.
Os dados foram obtidos por meio da plataforma Crowdtangle, uma startup que foi comprada pelo Facebook.
Os números mostram a dificuldade do movimento para manter a capacidade de mobilizar seguidores, depois do impeachment de Dilma Rousseff. A menor presença nas redes coincidiu com o baixo poder de mobilização do MBL nas ruas. No dia do julgamento do ex-presidente, menos de dois anos depois de ter sido um dos organizadores das manifestações de 13 de março de 2016, que reuniram centenas de milhares de pessoas pelo país, o MBL atraiu poucas centenas em Porto Alegre e em São Paulo.
Mesmo com a queda no buzz do MBL nas redes, o grupo ainda provoca mais interesse do que os movimentos do outro lado do espectro político. Na última semana, ele teve 2 milhões de interações a mais do que a página do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, e a da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, e 1,5 milhão a mais do que a do PT.
No Facebook, quem acabou liderando o ranking de interações foi um grupo que disputa espaço com o MBL no mesmo lado do espectro: o Movimento Contra Corrupção, o MCC, que obteve mais engajamentos do que qualquer outro movimento político na semana do julgamento de Lula. É a segunda ocasião, desde junho de 2017, em que o concorrente ultrapassa o número de interações do movimento cujos rostos mais conhecidos são Kim Kataguiri e Fernando Holiday. A primeira foi na véspera do Natal.
Presente no Facebook há oito anos, o MCC repetiu nos dias anteriores à condenação do petista uma vantagem que já havia registrado em abril de 2016, quando a Câmara dos Deputados autorizou o processo de impeachment de Dilma. Naquele mês, o MCC obteve 31,8 milhões de interações, quase o dobro das provocadas pelo MBL.
Já Kim Kataguiri viveu o movimento inverso. Neste mês de janeiro, a página de um dos coordenadores do MBL teve o maior engajamento desde sua criação, atraindo um número 80% maior de interações do que em março de 2016. Com isso, Kataguiri superou o também coordenador do movimento e vereador pelo DEM de São Paulo, Fernando Holiday pela primeira vez, depois de um ano com menor quantidade de interações. Ele superou o colega no dia do julgamento e prosseguiu à frente nos dias seguintes, graças também à polêmica com a filósofa Marcia Tiburi, que abandonou um programa de rádio em Porto Alegre ao descobrir que ele estaria presente.
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