Monteiro Lobato de mãos em mãos
A figura de Monteiro Lobato foi sempre inconfundível e todos os caricaturistas divertiram-se em exagerar (se é que fosse possível) as enormes sobrancelhas arqueadas que marcavam o seu rosto.
A figura de Monteiro Lobato foi sempre inconfundível e todos os caricaturistas divertiram-se em exagerar (se é que fosse possível) as enormes sobrancelhas arqueadas que marcavam o seu rosto. Lobato não era chegado a tirar fotografias, mas sua popularidade o obrigava a posar para aquelas que serviriam de divulgação para seus livros.
No final de sua vida, a mais conhecida é talvez a que é mostrada nesta página, tirada um ano antes de sua morte, pois apareceu na sobrecapa de alguns de seus livros. Se acreditarmos na inscrição no verso, este exemplar da foto teria sido assinado em 3 de junho de 1948, uma dia antes da morte do grande escritor.
O autógrafo teria sido pedido pelo conhecido colecionador Hernani Ferreira Orefice. Dezessete anos mais tarde, o colecionador ofereceu a foto a um amigo, como mostra a dedicatória no verso. Como Orefice dificilmente teria inventado a história da véspera da morte ao dar imagem ao amigo, seu testemunho faz desta peça provavelmente a última foto assinada por Monteiro Lobato.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí