Nove em cada dez famílias de Rio Branco estão endividadas
Em novembro de 2021, uma pesquisa nacional feita pela Federação do Comércio de São Paulo mostrou que 71% das famílias brasileiras tinham alguma dívida. Em algumas regiões do país, como o Norte, o quadro é grave. Rio Branco, no Acre, apresentou o maior índice dentre todas as capitais: 92% das famílias da cidade estavam endividadas. De acordo com a Fecomércio, isso aconteceu porque os brasileiros usaram o crédito para substituir a renda perdida no ano passado.
O número de endividados no Brasil aumentou significativamente em 2021, quando o país ganhou 3 milhões de inadimplentes (ao todo, são 64 milhões de brasileiros nessa situação). Essas dívidas camuflam o empobrecimento da população. O atraso no pagamento do cartão de crédito (e débitos bancários, em geral) é a principal fonte de dívida dos brasileiros – e de acordo com uma pesquisa do Serasa, o crédito foi utilizado principalmente para a alimentação dos brasileiros em 2021. Ao todo, 70% das pessoas endividadas com o cartão usaram esse meio de pagamento para comprar comida no supermercado e garantir a alimentação.
Ao todo, somando todas as dívidas identificadas no Serasa, a população brasileira deve 252 bilhões de reais. Em média, cada brasileiro inadimplente deve 3,9 mil reais – o equivalente a 10 parcelas do programa Auxílio Brasil, que paga, em média, 407 reais. O valor da dívida média também é quatro vezes o salário mínimo atual.
Leia o =igualdades completo aqui.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí