Sempre que vejo filmes argentinos ou iranianos, pergunto a mim mesmo se algum filme brasileiro estará sendo exibido em Buenos Aires ou Teerã. Mesmo sem saber ao certo, imagino que não. Parece pouco provável, por exemplo, que “Os inquilinos” ou “Pachamama”, para citar apenas dois filmes em exibição, no Brasil, ao mesmo tempo que “O Segredo dos seus olhos”, cheguem a ser exibidos comercialmente fora do país. "> “O Segredo dos seus olhos” – final adocicado - revista piauí
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
questões cinematográficas

“O Segredo dos seus olhos” – final adocicado

Sempre que vejo filmes argentinos ou iranianos, pergunto a mim mesmo se algum filme brasileiro estará sendo exibido em Buenos Aires ou Teerã. Mesmo sem saber ao certo, imagino que não. Parece pouco provável, por exemplo, que “Os inquilinos” ou “Pachamama”, para citar apenas dois filmes em exibição, no Brasil, ao mesmo tempo que “O Segredo dos seus olhos”, cheguem a ser exibidos comercialmente fora do país. 

| 01 mar 2010_14h41
A+ A- A

Sempre que vejo filmes argentinos ou iranianos, pergunto a mim mesmo se algum filme brasileiro estará sendo exibido em Buenos Aires ou Teerã. Mesmo sem saber ao certo, imagino que não. Parece pouco provável, por exemplo, que ou “Pachamama”, para citar apenas dois filmes em exibição, no Brasil, ao mesmo tempo que “O Segredo dos seus olhos”, cheguem a ser exibidos comercialmente fora do país. Por que será?

O que impede um filme produzido no Brasil de ser exibido na Argentina ou no Irã, assim como “Procurando Elly” (ver blog 18 /1 /10) e “O Segredo dos seus olhos” são exibidos aqui? É verdade que o sucesso comercial no país de origem e a indicação para concorrer ao Oscar, no caso do filme argentino, ajudam. Mas não acredito que essas sejam as principais razões da ausência, quase completa, de filmes brasileiros no mercado externo.  

Considerando ser difícil que qualquer cinematografia possa se viabilizar sem ter alguma participação, por reduzida que seja, no mercado externo, essa incapacidade dos filmes brasileiros despertarem o interesse do espectador estrangeiro não será sintoma de um desajuste crônico da produção nacional? É claro que o domínio absoluto do cinema americano, sobre o mercado cinematográfico mundial, limita o acesso da produção de outros países. Mas a verdade é que nem nas brechas existentes, por onde aparecem filmes de pequenos centros de produção, o cinema brasileiro consegue se fazer presente.

Não há quem veja “O Segredo dos seus olhos” e deixe de perguntar por que filmes como esse não são feitos no Brasil. História bem contada, bons atores, assunto de interesse etc. são requisitos escassos na maior parte da produção nacional.

A resposta a essas perguntas não é simples. Mas não será necessário ao menos buscar uma resposta para conseguir romper o impasse dominante?

*

Entre escrever “temo” e “te amo”, a diferença é pequena. Basta separar as sílabas “te” e “mo”, além de acrescentar um “a” antes do “mo”. Operação simples, mas uma saga para o oficial de justiça Benjamin Espósito, personagem principal de “O segredo dos seus olhos”.

Na repartição judicial onde trabalha, além da letra “a” da máquina escrever, faltam outras coisas, entre elas, integridade e empenho. A incapacidade de Benjamin Espósito expressar o que sente, soma-se à omissão profissional. Será preciso um árduo percurso de 25 anos para que ele, motivado pela visão do corpo de uma linda mulher, massacrado antes dela ser morta, possa acresentar o “a”, transformando “temo” em “te amo”.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí

O virtuosismo do roteiro integra a trajetória do oficial de justiça à história política da Argentina. Corrupção e criminalidade dominam o poder judiciário do período, e não só impedem que se faça justiça, mas acobertam um assassino e fazem dele um agente da repressão.

Algumas improbabilidades, a maior das quais conseguir identificar um suspeito em meio à arquibancada repleta de um jogo de futebol, não chegam a comprometer.

Onde “O segredo dos seus olhos” realmente parece ir ao encontro das expectativas do público, o que talvez explique seu grande sucesso comercial na Argentina, é no final adocicado, em que Benjamin Espósito, finalmente, declara sua paixão.