UOL - O melhor conteúdo
  • INGRESSO.COM
  • UOL HOST
  • PAGBANK
  • CURSOS
  • UOL PLAY
  • UOL ADS
  • BUSCA
  • BATE-PAPO
  • EMAIL
A Revista piauí jogos
Podcasts
  • Todos os podcasts
  • Foro de Teresina
  • ALEXANDRE
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Sequestro da Amarelinha
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
piauí recomenda
Dossiê piauí
  • O complexo_SUS
  • Marco Temporal
  • Má Alimentação à Brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Perfil
  • Cartas de Glasgow
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
Especiais
  • Projeto Querino
  • Versos Negros
Eventos
  • Encontros piauí 2025
  • piauí na Flip
  • Encontros piauí 2024
  • Festival piauí 2023
  • Encontros piauí 2023
Herald Vídeos Lupa
Minha Conta
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
Faça seu login Assine
  • -
  • A Revista
  • piauí jogos
  • Podcasts
    • Todos os podcasts
    • Foro de Teresina
    • A Terra é redonda (mesmo)
    • Sequestro da Amarelinha
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • piauí recomenda
  • Dossiê piauí
    • O complexo_SUS
    • Marco Temporal
    • Má Alimentação à Brasileira
    • Pandora Papers
    • Arrabalde
    • Perfil
    • Cartas de Glasgow
    • Open Lux
    • Luanda Leaks
    • Debate piauí
    • Retrato Narrado
    • Implant Files
    • Eleições 2018
    • Anais das redes
    • Minhas casas, minha vida
    • Diz aí, mestre
    • Aqui mando eu
  • Especiais
    • Projeto Querino
    • Versos Negros
  • Eventos
    • Encontros piauí 2025
    • piauí na Flip
    • Encontros piauí 2024
    • Festival piauí 2023
    • Encontros piauí 2023
  • Herald
  • Vídeos
  • Lupa
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
  • Faça seu login
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Para o Spotify, se alguém pula uma música é porque algo está errado

    Os sons do Spotify: o que realmente importa para a empresa é o “fator de permanência”; se alguém pula uma música, ou para de ouvi-la completamente, é sinal de que algo deu errado CRÉDITO: PEDRO FRANZ_2023

questões acústicas

Para o Spotify, se alguém pula uma música é porque algo está errado

Plataforma paga um valor médio de 2 centavos por execução

Daniel Cohen | 06 out 2023_08h02

A+ A- A

Quanto é que o Spotify paga aos artistas? Em The Spotify play, livro que descreve a ascensão da empresa, Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud dizem que havia tantas complicações nos acordos iniciais da plataforma com as gravadoras que era impossível apontar “um valor exato” de quanto os artistas recebiam cada vez que um ouvinte executava suas músicas.

Há outra dificuldade para saber o valor: os royalties não são calculados simplesmente com base no número de vezes que a música de um artista foi ouvida. O cálculo leva em conta quantas vezes a música foi executada em relação às músicas de todos os outros artistas. Ou seja, o Spotify define um valor para cobrir todos os royalties a serem pagos a cada mês, e os artistas vão dividir esse total conforme o número de vezes que suas músicas foram executadas naquele mês.

O valor do pagamento médio por execução é de cerca de 2 centavos de real. Esse dinheiro não vai diretamente para o artista. A maior parte vai para quem detém os direitos sobre o fonograma, como é conhecida a gravação da música. Uma parcela menor vai para o autor, que detém os direitos sobre a composição em si, abrangendo a melodia e a letra. Até o ano passado, o Spotify já havia pagado a Taylor Swift cerca de 350 milhões de reais. Mas para músicos pouco conhecidos os valores pagos não dão nem para comprar as cordas de um violão, conta Daniel Cohen na piauí deste mês, em reportagem originalmente publicada na London Review of Books.

Para que a plataforma contabilize uma música como executada – e o artista se qualifique para receber os royalties – é preciso ainda que a execução tenha durado pelo menos 30 segundos. Se não conseguir manter a atenção do ouvinte nesses primeiros 30 segundos, o artista não será pago. O que realmente importa para o Spotify é o chamado “fator de permanência”. Se alguém pula ou para de ouvir uma música, é sinal de que algo deu errado.

Os assinantes da revista podem ler a íntegra do texto neste link.

Daniel Cohen

É editor na London Review of Books

Leia Mais

questões acústicas

Spotify, Spotify, Spotify

Como o serviço de streaming está monopolizando nossos ouvidos e impactando a qualidade da produção musical

02 out 2023_17h15
PIAUI_226
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • Esquinas
  • Cartuns
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • ESPECIAIS
  • Eleições 2022
  • má alimentação à brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • In English
    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

WhatsApp – SAC: [11] 3584 9200
Renovação: 0800 775 2112
Segunda a sexta, 9h às 17h30