minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

maratona

Podcasters vão falar técnicas de roteiro e edição usados nos programas

Rodrigo Vizeu, do Presidente da Semana, Sarah Azoubel, do 37Graus, e Gabriela Viana, do Vozes, da CBN, são os convidados da primeira mesa do evento

29abr2019_22h07

A primeira mesa da Maratona Piauí CBN de Podcast vai abordar um formato específico de programa: o podcast narrativo. São programas jornalísticos roteirizados a partir de técnicas que nasceram nas histórias de ficção. Algumas práticas como o turning point e o plot twist, comumente usados em filmes e séries de tevê, são aplicados nas histórias narradas em áudio.

Além da edição e da abordagem dos personagens, o tom da narração, o uso momentos de silêncio, a inserção de ruídos e a trilha sonora são importantes para esses programas, e isso envolve um investimento de tempo e dinheiro em pesquisa e produção.

O podcast Presidente da Semana é um desses exemplos. Foi uma série de sucesso do jornal Folha de S.Paulo em parceria com o Spotify sobre a história dos chefes de estado brasileiros. Rodrigo Vizeu, jornalista que assinou o projeto, conta que dedicou manhãs, madrugadas e finais de semana conciliando o podcast com o trabalho na editoria de política do jornal. Com a experiência, uma das lições que ele diz ter aprendido é planejar uma certa quantidade de episódios antes de estrear a série. “A rotina de produção do Presidente da Semana foi insana. Foi aos trancos e barrancos, mas deu tudo certo”, conta Vizeu.

Sarah Azoubel, do 37 Graus, conta que em cada episódio do programa são contadas duas histórias, uma que está sendo documentada e outra, em paralelo, de como os jornalistas chegaram até ali. E para isso, a construção do roteiro é a parte mais importante do processo:Nós buscamos personagens, trajetórias e cenas que sejam capazes de conduzir a narrativa. Nesse processo, procuramos entender o tema fazendo uma pesquisa ampla na literatura acadêmica, em reportagens, livros, etc.”

Além de Sarah e Rodrigo, a mesa contará com Gabriela Viana, que produz e apresenta o programa Vozes: Histórias e Reflexões, da CBN. O programa estreou em novembro do ano passado e reúne convidados que falam de um só tema e compartilham suas histórias. O Estatuto do Desarmamento, distúrbios de imagem e erros médicos já foram alguns dos assuntos abordados no podcast que é quinzenal e está na segunda temporada.

Quem media essa conversa é Paula Scarpin, diretora de conteúdo da Rádio Novelo.

Leia Também

Relacionadas Últimas

Maratona piauí CBN de podcasts em maio

Representantes de podcasts de jornalismo se encontram em evento no Rio de Janeiro

Assista às mesas da primeira edição da Maratona Piauí Serrapilheira

Cientistas e jornalistas conversaram sobre pesquisas de ponta realizadas no Brasil

Daniela Pinheiro entrevista Pamela McCarthy

Em outubro, a jornalista Daniela Pinheiro, curadora do Festival piauí de jornalismo, visitou a redação da revista The New Yorker. A editora-adjunta Pamela McCarthy, que virá ao festival, apresentou a revista e conversou sobre o futuro do jornalismo.

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Mais textos