Porto de Santos tem o dobro de apreensão de cocaína do que a Argentina
O Porto de Santos é o que mais movimenta cargas no Brasil. Também, é, por tabela, o que movimenta a maior quantidade de drogas traficadas por rotas marítimas. Em 2018, a Polícia Federal apreendeu ali 23,8 toneladas de cocaína – o equivalente ao dobro de toda a cocaína apreendida na Argentina, naquele ano. Nos últimos dez anos, de 2010 a 2019, a PF confiscou um total de 80,7 toneladas de cocaína no porto santista.
A cada 10 toneladas de cocaína apreendidas nos portos brasileiros, 7 são em Santos. Em 2020, mesmo com a pandemia, a PF confiscou ali 14,1 toneladas. A maior parte desse volume tinha como destino a Europa, segundo os dados da Polícia Federal. De toda a cocaína que foi apreendido em portos no Brasil este ano, 80% seria embarcada para países europeus. E 60% iria para apenas dois países: Holanda (35%) e Bélgica (25%).
As apreensões de cocaína no Brasil vêm crescendo à medida que o país ganha espaço de destaque na rota do tráfico internacional de drogas. Nos últimos cinco anos, o volume de cocaína apreendido pela PF triplicou. Hoje, o Brasil é o quarto país do mundo com maior quantidade de cocaína confiscada pela polícia, atrás apenas de Colômbia, Estados Unidos e Equador.
Fonte: Polícia Federal (PF); ONU.
Editor do site da piauí
Foi produtor do Foro de Teresina e repórter na piauí.
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí