questões de mídia

Projeto da piauí é um dos vencedores de desafio do Google

"Refinaria de Histórias" vai transformar reportagens em séries, filmes e documentários

11nov2019_05h01

A piauí está entre os vencedores do desafio lançado pelo Google News Initiative para projetos inovadores em jornalismo na América Latina, anunciados nesta segunda-feira.

A revista propôs um novo modelo para ajudar a financiar a elaboração das reportagens de fôlego que caracterizam a produção da piauí. A “Refinaria de Histórias” é uma parceria entre jornalistas, roteiristas e diretores para transformar o conteúdo da revista em projetos audiovisuais – sinopses e roteiros de filmes, documentários e séries a serem oferecidos para Netflix, HBO, Amazon e dezenas de outras plataformas de Video on Demand (VoD) presentes no Brasil.

A ideia premiada pelo Google News Challenge prevê a elaboração, ao longo de doze meses, de dez documentos descritivos de projetos audiovisuais baseados em reportagens da piauí. Os chamados “pitch bibles” serão elaborados em parceria com a VideoFilmes, produtora fundada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles. João Moreira Salles é um dos criadores da piauí.

O financiamento inicial da “Refinaria de Histórias” será feito com 30% de recursos da revista e 70% do Google News Challenge. O plano, porém, é que o projeto se torne autossustentável: o dinheiro da venda de projetos audiovisuais para plataformas de VoD será reinvestido na produção de mais reportagens para as versões digital e impressa da piauí – que, por sua vez, se transformarão em novos roteiros de filmes e séries, criando assim um círculo virtuoso.

A “Refinaria de Histórias” atende à demanda crescente do mercado audiovisual pela adaptação do jornalismo narrativo e aprofundado publicado pela revista ao longo dos últimos treze anos. Além da VideoFilmes, a piauí desenvolverá parcerias com outras produtoras para a elaboração de conteúdo destinado às plataformas de VoD. Já existem projetos dessa natureza em curso.

O desafio do Google recebeu inscrições de 303 veículos da América Latina e premiou trinta projetos de dez países: Brasil (12), Argentina (6), Uruguai (1), Guatemala (1), México (2), Chile (1), El Salvador (1), Colômbia (2), Costa Rica (2) e Peru (2). As premiações somam R$ 16,5 milhões. No Brasil, além da piauí, foram selecionados projetos de AzMina, Jota, Congresso em Foco, Abraji, Aos Fatos, Jornal do Comércio, Estadão, O Globo e Grupo Bandeirantes, além de dois projetos colaborativos, um com dez e outro com cinco veículos.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Foro de Teresina #84: Ascensão evangélica, Democracia em Vertigem e a Aliança pelo Brasil

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

O Paraíso Deve Ser Aqui – o que sobrará da mediocridade imposta?

Humor lacônico de cineasta palestino faz refletir sobre como estado policial estende seus tentáculos pelo mundo

Diários de Teerã 

Os oito dias que abalaram a capital do Irã, pelos olhos de uma moradora da cidade

Esperando a lama

Ameaçado por barragem da Vale, vilarejo histórico do interior de Minas tem moeda paralela, moradores divididos em categorias e uma espera que não permite planos

Foro de Teresina #83: EUA x Irã, Bolsonaro x Moro e o atentado ao Porta dos Fundos

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Nos ombros de Queiroz, a volta do Zero Um

Graças a escândalo envolvendo assessor, Flavio Bolsonaro termina o ano como o bolsonarista mais lembrado no Twitter

Vitalina Varela – condenada desde o nascimento

Premiado no exterior, filme de Pedro Costa não causou no Brasil o alarido que merece

Na piauí_160

A capa e os destaques da revista que começa a chegar às bancas esta semana

Mais textos
1

Memória desarmada

Diretora de Democracia em Vertigem retira armas de foto histórica e abre discussão sobre alteração de imagens em documentários

3

Diários de Teerã 

Os oito dias que abalaram a capital do Irã, pelos olhos de uma moradora da cidade

6

O radical

Como Roberto Alvim faz teatro

7

Esperando a lama

Ameaçado por barragem da Vale, vilarejo histórico do interior de Minas tem moeda paralela, moradores divididos em categorias e uma espera que não permite planos

8

Dois empresários paulistas contam por que estimulam Bolsonaro

Fundador da Tecnisa e dono de empresa de monitoramento de mídia marcam encontros entre pré-candidato e comunidade judaica de São Paulo. “Apoio quem seja contra a esquerda”, resume incorporador

10

Democracia corrompida

Políticos, empresários e partidos em vertigem no documentário de Petra Costa