26abr2024 | 13h33 | The Piauí Herald

Reparação histórica: Portugal pretende pagar Brasil com espelhinho e cobertor com varíola

A+ A- A

Seção de humor da piauí

NEGÓCIO DAS ÍNDIAS – Após o presidente português Marcelo Souza declarar que o país tem o dever moral de ressarcir suas colônias pelo mal causado ao longo de séculos de exploração e escravidão, o parlamento, de maioria conservadora, deliberou a respeito do pagamento. A dívida será paga com a entrega de espelhos, chocalhos e cobertores contaminados com varíola.

“Nós estamos sim a planejar o pagamento das dívidas que temos com aqueles que carregam as chagas do nosso imperialismo”, afirmou um membro do parlamento português. “Por isso estamos a oferecer duas caravelas semi-novas cheias de espelhos e cobertores artesanais, que fizeram muito sucesso 500 anos atrás.” A ideia é que as caravelas aproveitem para repatriar Abel Ferreira e mais 273 treinadores lusos que atuam no Brasil.

Mas nem tudo são flores na relação entre ex-colônia e ex-metrópole. A proposta de Marcelo Souza revoltou parte dos próprios portugueses, que defendem que a dívida já foi paga depois que receberam o bolsonarismo, o cantor Gabriel O Pensador e a atriz Luana Piovani do Brasil. Em Brasília, a negociação também emperrou depois que os partidos do chamado Centrão passaram a exigir cargos em Lisboa. “Os benefícios têm que ser condizentes com aqueles oferecidos à corte lusitana no século XVI”, explicou Dom Lira I.