
Origem das palavras: “Da mesma forma que um paleontólogo recupera a vida de um período por meio dos fósseis, a etimologia só dispõe do que foi escrito”, diz o etimólogo Mário Viaro CRÉDITO: BETO NEJME_2023
Quando nasceram as palavras
A tentativa de criar o maior dicionário etimológico brasileiro
| 05 maio 2023_12h12
A palavra “abacaxi”, antes de nomear a fruta, foi usada para designar um povo indígena, um rio e uma missão jesuítica, como descobriu o professor e etimólogo Bruno Maroneze, que se dedica a pesquisar quando surgiram as palavras, sua história e as mudanças de forma e significado por que passaram ao longo dos anos, séculos e até milênios.
Em 2012, Maroneze se juntou ao professor e também etimólogo Mário Viaro para produzir um Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, mais amplo e preciso que os poucos existentes, buscando a origem dos vocábulos com a ajuda da informática, conta a jornalista Paula Alkmin na piauí de maio. Aos dois pesquisadores, foram se juntando dezenas de outros, inclusive estrangeiros. Nos primeiros estágios da pesquisa foram coletados dados sobre a datação de mais de 25 mil verbetes. Depois, só avançaram os problemas.
Os assinantes da revista podem ler a íntegra da reportagem neste link.
Leia Mais