Igualdades

Sobre o óleo derramado

Luigi Mazza, Amanda Rossi e Renata Buono
04nov2019_10h04

Já faz dois meses que manchas de óleo começaram a aparecer nas praias do Nordeste, dando início a uma das maiores crises ambientais da história do país. Até o momento, foram recolhidas mais de 4,5 mil toneladas de óleo misturado com areia em todos os estados nordestinos. Considerando apenas o óleo, seria suficiente para preencher 27 mil barris de petróleo. E é provável que o número aumente: como esse material tóxico não afunda nem boia, mas fica mergulhado, podem aparecer no litoral novas manchas ainda não identificadas no mar. O =igualdades desta semana explica o que se sabe até agora sobre o óleo encontrado no Nordeste.

O volume de óleo recolhido no Nordeste já ultrapassa 4,5 mil toneladas, segundo estimativas de oito de nove estados da região. Para retirar essa quantidade de material das praias, são necessários cerca de 750 caminhões de eixo simples.

A quantidade removida inclui tanto óleo quanto areia, que acabou sendo retirada junto e equivale a cerca de 10% do volume total. Considerando apenas o óleo, seriam 4 mil toneladas, suficientes para preencher cerca de 27 mil barris.

O navio grego Bouboulina – apontado até agora pela Polícia Federal como responsável pelo vazamento – tem capacidade para carregar 164 mil toneladas. Isso corresponde a 40 vezes o total de óleo que foi coletado até agora nas praias do Nordeste. Ainda não se sabe quanto o navio carregava nem quanto teria vazado.



O navio do Greenpeace que passou pela costa brasileira, o Esperanza, tem capacidade para carregar no máximo 425 toneladas (incluindo tripulação, combustível, bagagens e equipamentos). Para transportar todo o óleo que já foi recolhido nas praias do Nordeste, seriam necessários 10 navios como esse, sem carregar nada além de óleo.

A cada 10 toneladas de óleo e areia removidas no Nordeste, 4 foram no estado de Alagoas, 3 em Pernambuco, 2 no Sergipe e 1 nos demais estados.

Em número de praias contaminadas pelo óleo, o destaque é a Bahia. Dos 283 locais atingidos até 30 de outubro, 74 estão na Bahia. Outros 51 estão no Rio Grande do Norte e 46 em Alagoas.

Na Praia de Jauá, em Camaçari, Bahia, foram recolhidas 3,2 toneladas de óleo com areia. Considerando apenas o óleo, é como se 18 barris tivessem sido derramados apenas nessa praia.

O óleo foi avistado pela primeira vez em 30 de agosto, nas praias de Pitimbu e do Conde, ambas na Paraíba. Portanto, já são dez semanas de desastre ambiental. Até agora, o pior momento ocorreu na oitava semana, entre os dias 18 e 24 de outubro, quando foram registrados 56 novos pontos onde havia óleo. É quase o dobro da primeira semana (30). 

O volume de óleo recolhido até agora em todo o Nordeste é equivalente ao que Petrobras produz de petróleo em pouco mais de 10 minutos.

Fontes: Governos dos estados nordestinos (exceto Maranhão), Marine Traffic, Ibama, Petrobras, Defesa Civil de Camaçari, cálculos do professor da Coppe/UFRJ Paulo Couto e do professor da UPE Clemente Coelho Júnior.

Dados abertos: acesse a planilha que serviu de base para a reportagem. 

Nota metodológica: para converter as toneladas de óleo em barris de petróleo, estimou-se para o óleo uma densidade equivalente a 95% da densidade da água. O resultado em metros cúbicos foi convertido em litros. Cada barril comporta 159 litros de petróleo.

Luigi Mazza (siga @LuigiMazzza no Twitter)

Repórter da piauí, produtor da rádio piauí e diretor do podcast Foro de Teresina

Amanda Rossi (siga @amanda_rossi no Twitter)

Jornalista, trabalhou na BBC, TV Globo e Estadão, e é autora do livro Moçambique, o Brasil é aqui

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)

Renata Buono é designer e diretora do estúdio BuonoDisegno

leia mais

Últimas Mais Lidas

FORO DE TERESINA AO VIVO NO SEGUNDO TURNO

Saiba como acompanhar a transmissão.

PT reelege, mas não renova

Se não fosse pelos prefeitos com mandato renovado, partido de Lula definharia ainda mais; siglas de direita como o Democratas avançam sobre adversários

Arco-íris na urna

Pelo menos 89 pessoas LGBT foram eleitas para as Câmaras Municipais em 69 cidades

A hora do Arenão

DEM e PP, oriundos do partido que deu sustentação à ditadura, elegem 1 140 prefeitos e lideram crescimento da velha direita

Sobra eficácia, faltam vacinas

Vacinas da Moderna e da Pfizer contra Sars-CoV-2 protegem 95 em cada 100 imunizados, mas primeiras doses já estão encomendadas para poucos e ricos países

Moral, religião e voto

O que continua igual e o que está mudando nas candidaturas religiosas

Mais textos
1

O funcionário que não pediu perdão

Condenado por cumplicidade em crimes contra a humanidade, Maurice Papon é enterrado com a Légion d'honneur no peito

2

Posteridade!

Futuro da nação começa mal, mas acaba entrando nos trilhos

3

Eleições – porque política se aprende no colégio

Documentário usa disputa por grêmio escolar para discutir condições de ensino, democracia e conjuntura  

5

Charles Cosac decreta falência da Biblioteca Mário de Andrade

Recém-nomeado diretor da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do país, Charles Cosac decretou a falência da instituição em seu primeiro despacho, publicado em latim no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e depositado sob a forma de livro-objeto na encruzilhada da avenida São Luiz com a rua da Consolação

6

Bate-boca entre MBL e bolsonaristas alimenta racha no antipetismo

Ofensas nas redes sociais explicitam a dificuldade em abraçar um mesmo candidato no início do ano eleitoral

7

Dilma tem reunião secreta com Diogo Mainardi em Veneza

TERRA DO NUNCA - Após o vazamento de uma reunião secreta de Dilma Rousseff com Ricardo Lewandowski e José Eduardo Cardozo, uma CPI foi instalada no Congresso para investigar o que faz Dilma nas horas vagas de suas viagens internacionais. "Num relatório preliminar, já descobrimos que Dilma foi a um show da Miley Cirus nos Estados Unidos, andou conspirando por uma nova Perestroika com Gorbachev na Rússia e vêm seguindo clandestinamente a turnê de Caetano e Gil pela Europa", denunciou Agripino Maia.

8

Molho rápido de atum

Hoje o almoço precisava sair num relâmpago e optamos por um clássico do tempo apertado, o molho de atum. As quantidades da receita abaixo podem ser dobradas e temos uma população flutuante – e hoje foram dezesseis pessoas. Usamos quatro latas de atum sólido para quase dois pacotes de massa. Mas bem que poderíamos ter usado cinco ou seis, pois quanto mais atum, melhor.

9

Sem almoço no FT

Martin Wolf alerta para os perigos da aliança entre a classe trabalhadora e a direita xenófoba

10

A vida dos outros e a minha

Memórias de uma estudante brasileira fichada pela Stasi