Vinicius de Moraes: um amante de Paris que detesta viajar
A seção Gosta/Detesta, da revista O Cruzeiro, trazia 10 predileções e 10 aversões de alguns notáveis da época, sobretudo intelectuais e escritores.
Em uma edição de dezembro de 1955, a revista O Cruzeiro revelou opiniões pessoais do poeta Vinicius de Moraes, à época com 42 anos, como por exemplo detestar racista, fascista, avarento e viajar (logo um diplomata). Outras respostas são mais banais e até cômicas, como não gostar de cortar o cabelo ou de fazer compras, e ser fã do doce “cabelinho de anjo” (uma iguaria portuguesa feita com fios de macarrão).
As respostas do poetinha aparecem na seção apelidada de Gosta/Detesta, que integrava a coluna Arquivos Implacáveis, elaborada pelo escritor e jornalista João Condé, que existiu de 1952 até 1958. A seção do “Gosta/Detesta” no formato estruturado como um quadro com tópicos foi encontrada 38 vezes entre 1955 e 1958, (em outras edições, apareceu como um texto corrido).
A piauí procurou o acervo de edições da revista O Cruzeiro (catalogado pela Biblioteca Nacional e disponível digitalmente no site da hemeroteca digital) para conhecer outros exemplos.
Leia aqui o texto completo que conta a história da seção e, ao final, traz comentários sobre a onipresença das citações sobre mulheres, elaborados pela Mari Faria, coordenadora de estratégias da piauí e diretora do Foro de Teresina.
É estagiário de jornalismo na piauí
Coordenadora de Estratégias da piauí e diretora do podcast Foro de Teresina. Foi editora e produtora na GloboNews e TV Globo.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí