Dez punições que deixariam as partidas de futebol mais bacanas
Resolvi propor uma lista de dez punições que deixariam as partidas e transmissões de futebol no Brasil mais bacanas. Vamos a ela:
Jogador que sofre falta e faz com a mãozinha aquele gesto pedindo cartão amarelo. Ok, cartão amarelo, mas pra ele mesmo, o da mãozinha.
Ontem, em texto publicado no site do jornal Globo, Luis Fernando Verissimo defendeu a aplicação de penas extremas para certos casos – gente que conversa no cinema durante todo o filme, gente que imita aspas com os dedos das mãos, etc.
Peço licença ao mestre para pegar uma carona e ampliar o tema, levando-o aos campos de futebol.
No primeiro turno do campeonato carioca desse ano, houve um lance curioso e emblemático na partida entre Fluminense e Botafogo. Depois de um choque na intermediária do Flu, o volante tricolor Valência ficou caído, como se tivesse levado uma daquelas elegantes pernadas do MMA. O Botafogo tinha pressa, Seedorf se irritou com a cera, abaixou-se e disse algumas besteiras no ouvido de Valência. Um doce para quem adivinhar o que aconteceu. Claro: Valência se levantou rapidamente, cheio de disposição, querendo partir pra briga com o holandês. Nunca vi cura tão rápida.
Lendo o texto de Verissimo, lembrei desse lance e resolvi propor uma lista de dez punições que deixariam as partidas e transmissões de futebol no Brasil mais bacanas. Vamos a ela:
1. Jogador que sofre falta e faz com a mãozinha aquele gesto pedindo cartão amarelo. Ok, cartão amarelo, mas pra ele mesmo, o da mãozinha.
2. Volante que se atira de carrinho na bola, depois que ela já saiu pela lateral, só para fazer média com a torcida. Cartão amarelo.
3. Zagueiro que dá condição de jogo ao atacante, para de correr e ergue o braço pedindo impedimento. Substituição na hora e um jogo de suspensão.
4. Capitão que, no intervalo, dá entrevista chamando o técnico de professor, elogia a união do grupo e diz que não há nada definido – mesmo que o adversário seja o Naviraiense e o primeiro tempo tenha terminado quatro a zero. Cartão amarelo.
5. Atacante que rola no chão com dores lancinantes, mas ao ser retirado de campo toma meio gole de água e pede ao juiz autorização para voltar. Não volta. Chuveiro. Cartão vermelho.
6. Jogador que reclama do adversário que não praticou o famigerado fair play, como se futebol fosse lugar de fair play. Cartão vermelho. Se for mais de um o reclamante, o cartão vai para o capitão.
7. Narradores que ficam escandalizados quando dois zagueiros do mesmo time se xingam. Estágio de um ano nos campos de pelada do Aterro do Flamengo.
8. Comentaristas que vão os jogos para contar o número de passes errados. Participar da transmissão de todos as partidas do Edinho (Fluminense), do João Paulo (Flamengo) e do Denílson (São Paulo).
9. Zagueiro que comemora gol fazendo coraçãozinho. Cartão amarelo e um beijo no coração.
10. Jogador que comemora gol apontando e agradecendo aos céus, ignorando o fato de que, obviamente, os céus se esqueceram do goleiro adversário: cartão amarelo, vinte Pai-Nossos e trinta Ave-Marias.
Agora que a caixa de comentários está disponível, sugestões são bem-vindas.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí