minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

questões de mídia

Google vai pagar por conteúdos jornalísticos

No Brasil, mais de vinte veículos, entre eles a piauí, participam do "Destaques", projeto de licenciamento de conteúdo

| 01 out 2020_07h00
A+ A- A

Estreia no Brasil nesta quinta-feira um novo serviço de curadoria e licenciamento de notícias: o “Google News Showcase”, ou “Destaques”, com participação de mais de vinte veículos de mídia, entre eles a revista piauí. O objetivo da plataforma de buscas é facilitar o acesso às histórias mais relevantes e levar mais leitores para os sites dos veículos parceiros.

O Google vai remunerar os veículos pelo licenciamento dos conteúdos jornalísticos. Nos primeiros três anos do projeto, pagará mais de 1 bilhão de dólares ao conjunto de veículos parceiros. Brasil e Alemanha serão os países pioneiros para o novo projeto. Entre as publicações brasileiras, além da piauí, participam Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Uol, Veja, Band, SBT News e Jovem Pan, além de veículos locais de diversas regiões do país. Ao todo, aproximadamente 200 veículos de Brasil, Argentina, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Austrália integrarão o projeto.

Os veículos parceiros podem agrupar conteúdos para os leitores em painéis, aprofundar narrativas e usar recursos como linha do tempo, pontos de destaque e artigos relacionados. Haverá a possibilidade de agregar infográficos, vídeos e áudios para reportagens mais longas. Nos “Destaques”, o leitor poderá navegar livremente pelos veículos que fazem parte do projeto e seguir os seus preferidos. Inicialmente, o serviço será oferecido no Google Notícias para Android e, em breve, também para iOS e Google Discover.  

“Com Destaques, o Google dá mais um passo para reforçar seus laços com os produtores de conteúdo jornalístico e com os nossos usuários no Brasil. Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google”, diz Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí