Getúlio Vargas é o homem mais homenageado nas ruas brasileiras; Princesa Isabel é a mulher mais popular
Desconsiderando santos da Igreja Católica, o ex-presidente Getúlio Vargas é o homem mais homenageado nas cidades brasileiras: ao menos 2,7 mil endereços espalhados pelo Brasil levam seu nome. Vargas governou o Brasil durante dois mandatos, sendo até hoje o presidente que mais tempo ficou no cargo. Seu primeiro mandato durou de 1930 a 1945 – sendo que, a partir de 1937, foi instalada a ditadura do Estado Novo. Sua segunda passagem pela presidência começou em 1950 e terminou em 1954, quando ele se suicidou.
Já a mulher mais homenageada nas ruas brasileiras (novamente desconsiderando as santas católicas) é Princesa Isabel, homenageada em ao menos 1 mil logradouros – ou seja, pouco mais de um terço das homenagens recebidas por Vargas. O levantamento foi feito pelo site Pindograma a partir de dados do IBGE referentes a 2019. Isabel, conhecida por ter assinado a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, foi filha do imperador Dom Pedro II e herdeira do trono brasileiro. Confira os dados completos sobre os nomes de ruas no Brasil na seção =igualdades desta semana.
Fonte: Pindograma, com dados do IBGE.
Jornalista e autora de Memórias Interrompidas: testemunhos do sertão que virou mar. Foi estagiária de jornalismo na piauí e também já contribuiu com Universa Uol, G1 Ceará e Diário do Nordeste.
É editor-chefe do Pindograma, site de jornalismo de dados, e estudante de História na Universidade de Stanford.
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí