Mais da metade dos brasileiros que já fizeram pedidos de informação ao governo têm ensino superior
Mais da metade dos 353,5 mil cidadãos que informaram escolaridade ao se cadastrarem no FalaBR para fazer pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) ao governo federal brasileiro têm alto nível de escolaridade: 139 mil têm ensino superior (39%), 63,6 mil têm pós-graduação (18%) e 31,6 mil têm mestrado ou doutorado (9%). Esses grupos somam 66% dos solicitantes que informaram escolaridade. Na população geral, a estimativa é que apenas 17,4% dos brasileiros com 25 anos ou mais tenham diploma universitário, segundo dados do IBGE.
Nos demais níveis, foram registrados 96,7 mil solicitantes com ensino médio (27%), 19,3 mil com ensino fundamental (5%) e 3,3 mil sem instrução formal (1%). Há outros 125 mil usuários registrados no sistema sem escolaridade informada.
Qualquer cidadão brasileiro pode protocolar um pedido de informação a qualquer órgão público, seja do Executivo, Legislativo ou Judiciário. No governo federal, para fazer um pedido via internet, é preciso se cadastrar no sistema FalaBR. Nesse sistema, o cidadão pode acompanhar a tramitação e o histórico de todas as suas solicitações, além de receber respostas dos pedidos e recursos por e-mail. Alguns estados e municípios também usam o FalaBR para gerenciar pedidos de informação com base na LAI, mas a maioria possui sistemas próprios. A WikiLAI, projeto da agência de dados Fiquem Sabendo, explica como usar o sistema.
Fontes: Controladoria-Geral da União e IBGE
Repórter e gerente de projetos da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no acesso à informação. Foi repórter e editora do Zero Hora, colaborou com diversos veículos e lidera a iniciativa Afonte Jornalismo de Dados, que promove o conhecimento sobre dados no jornalismo
É mestre em jornalismo de dados pela Universidade Columbia e um dos diretores da Abraji
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí