Em um dia, o lixo têxtil produzido pela região do Brás pesa o mesmo que dois iates
A região do Brás, em São Paulo, é conhecida por concentrar inúmeras indústrias têxteis e lojas de confecção. O lixo que essa indústria produz ali é significativo: são cerca de 45 toneladas por dia, o que equivale à soma do peso de dois iates de luxo do modelo Tecnomar Lamborghini 63. Segundo o relatório Fios da Moda, do Instituto Modefica e da Fundação Getulio Vargas, esse volume faz com que cerca de 16 caminhões de lixo sejam lotados com os resíduos têxteis do bairro todos os dias.
Juntos, os bairros do Brás, Bom Retiro e Vila Mariana produzem cerca de 63 toneladas por dia de lixo de tecidos. Somente o Bom Retiro, onde estão cerca de 1,2 mil confecções, produz cerca de 12 toneladas de sobras da indústria têxtil por dia.
As perdas de tecido podem chegar a 20% de todo o material usado nas fábricas. Esse percentual é totalmente descartado e, na maioria das vezes, vai parar em lixões. A perda do algodão é ainda maior, podendo chegar a uma proporção 50% na fabricação de camisetas. A poliamida e o poliéster perdem, respectivamente, 31% e 29% de sua composição. A etapa de maior perda é a confecção, quando as peças passam pelo corte e costura. Essa fase da fabricação responde por 25% de todos os casos de descarte.
Fonte: Relatório Fios da Moda e Tecnomar
Jornalista e autora de Memórias Interrompidas: testemunhos do sertão que virou mar. Foi estagiária de jornalismo na piauí e também já contribuiu com Universa Uol, G1 Ceará e Diário do Nordeste.
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí