Em 36 anos, o mar e a erosão costeira engoliram metade das dunas e praias de Atafona (RJ)
Algumas cidades costeiras brasileiras estão sendo engolidas pelo Oceano Atlântico, como é o caso do distrito de Atafona, localizado no município de São João da Barra, no litoral Norte do Rio de Janeiro. Entre 1985 e 2020, metade das praias, dunas e areais da região desapareceram, mostram dados de uma análise feita pelo MapBiomas a partir de imagens de satélite.
Atafona tem cerca de 6 mil habitantes e apresenta um cenário apocalíptico, com casas abandonadas e em ruínas. Cerca de 60 anos atrás, quando a erosão se intensificou na cidade, as ondas destruíram mais de 500 imóveis, além de deixar diversas ruas submersas.
Especialistas afirmam que algumas das causas da erosão costeira na região são as ações humanas e os efeitos das mudanças climáticas. “Não há uma explicação única”, conta o engenheiro civil Gilberto Pessanha Ribeiro, coordenador do Observatório da Dinâmica Costeira da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista ao National Geographic. “Temos as mudanças climáticas, mas também os eventos regionais: a influência do vento, o clima das ondas, os efeitos astronômicos das marés e o transporte de sedimentos pelas correntes costeiras.”
Fonte: MapBiomas
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí