minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Proporcionalmente, dinheiro de emendas enviado à cidade de Carapicuíba, no interior de São Paulo, foi 45 vezes o de Salvador

Camille Lichotti, Marta Salomon e Renata Buono | 28 jan 2022_18h31
A+ A- A

A distribuição de dinheiro público em emendas parlamentares foi desproporcional. Em 2021, cada deputado ou senador teve uma cota de 16,3 milhões de reais em emendas individuais. Essas emendas são de execução obrigatória: os parlamentares indicam o destino do dinheiro, e o governo paga. A cidade de Carapicuíba, no interior de São Paulo, recebeu 50 milhões de reais do Orçamento via emendas parlamentares.

Com 405 mil habitantes, Carapicuíba foi o segundo município que mais recebeu recursos no país, atrás apenas do Rio de Janeiro. Isso significa que o governo, via emendas parlamentares, enviou ao município 124 reais por habitante. Já a cidade de Salvador, capital da Bahia, recebeu pouco menos de 8 milhões – ou seja, 3 reais por habitante. Proporcionalmente à população, o município de Carapicuíba recebeu 45 vezes o valor destinado a Salvador.

O repasse de dinheiro via emendas se tornou uma ferramenta para agradar bases políticas dos parlamentares. Enquanto algumas cidades, como Carapicuíba, receberam uma fatia grande do Orçamento, outros 185 municípios não receberam nenhum centavo dessas emendas.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí