minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Comida desperdiçada nas feiras de São Paulo poderia ter alimentado mais da metade da população em situação de rua da cidade

Camille Lichotti e Renata Buono | 22 abr 2022_16h55
A+ A- A

 Só na cidade de São Paulo, 33 mil toneladas de frutas, legumes e verduras de feiras livres vão para o lixo todo ano. Um estudo da USP mostrou que, levando em conta o valor nutricional desses alimentos, a comida desperdiçada nas feiras paulistanas poderia ter alimentado 18 mil pessoas – mais da metade da população em situação de rua da cidade. 

O Brasil está entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimento no mundo. Ao todo, cada pessoa desperdiça em média 41,6 kg de alimento por ano no país, segundo um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), publicado em 2018. Esse descarte é composto basicamente por restos alimentares parcialmente consumidos ou por sobras resultantes da administração inadequada do alimento – ou seja, preparo excessivo e inapropriado, em quantidades não planejadas, com armazenamento inadequado.

O alimento mais desperdiçado pelos brasileiros é o arroz: pelo menos 5,3 milhões de quilos diariamente. Levando em conta o consumo médio de arroz (131 gramas por pessoa diariamente, segundo o IBGE), a quantidade desperdiçada alimentaria 40 milhões de pessoas. Todo o arroz desperdiçado seria suficiente para alimentar, por exemplo, toda a população que passa fome no país, 19 milhões de pessoas.

Os pesquisadores da Embrapa não encontraram relação entre variáveis sociodemográficas (diferença de renda e idade) e descarte de comida. Apenas na categoria hortaliças – vegetais cultivados em hortas – isso acontece. Nesse caso, os mais ricos têm maior tendência a desperdiçar hortaliças, principalmente porque estão nas classes que mais consomem esse tipo de vegetal.

Leia o =igualdades completo aqui.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí