Lula com Janones, aliado fundamental na estratégia de redes. "Eu cheguei agora e, como dizem, estou na janelinha", diz o deputado mineiro. CRÉDITO: FOTOARENA/FOLHAPRESS
Como Janones virou estrela de Lula nas redes sociais
O deputado, sozinho, chegou a superar Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, somados, em menções
O repórter João Batista Jr. passou três dias em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, cidade natal e berço eleitoral do deputado federal André Janones (Avante-MG), para entender como ele se tornou o mais estridente cabo eleitoral de Lula nas redes sociais. Na reportagem, Janones conta como foi sua aproximação com o ex-presidente e o que o levou a desistir de sua própria candidatura presidencial em prol do petista.
Na grande maioria dos dias entre os meses de agosto e setembro, Janones, sozinho, superou Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, somados, em número de citações em grupos de WhatsApp.
Aos 38 anos e com 11,7 milhões de seguidores em redes sociais, Janones trabalha para conter as fake news bolsonaristas e divulgar assuntos de interesse de Lula. Ele atua com autonomia, mas também executa demandas da campanha petista. A reportagem mostra em detalhes sua atuação em duas operações: sobre o possível fim do Auxílio Emergencial a partir de janeiro de 2023 e sobre a fake news de que Lula fecharia igrejas evangélicas. A estratégia deu certo.
Os assinantes da piauí podem ler a íntegra da reportagem aqui.