minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

vultos da literatura

“Avanço, volto e reescrevo”

O autor de Torto Arado conta sobre sua trajetória e seu novo livro

07 out 2022_11h43
A+ A- A

O escritor Itamar Vieira Junior vai lançar no primeiro semestre do ano que vem o segundo romance da trilogia iniciada por Torto Arado. O nome do novo livro ainda está em segredo, mas ele conta à piauí que a história se passa no Recôncavo Baiano, às margens do Rio Paraguaçu. Um convento do século XVII numa cidade fictícia é o pano de fundo. “Eu escrevo, avanço, volto, reescrevo, avanço, volto e reescrevo… Foi assim com Torto Arado, foi assim com os contos, é meu método de trabalho. Por isso demora um tanto”, ele diz.

Clara Rellstab e Fernanda Santana entrevistaram o escritor em Salvador, onde ele vive, para um longo perfil publicado na edição de outubro da revista. Ele rememora desde sua infância em uma família pobre até a consagração recebida por Torto Arado, com o importante Prêmio LeYa, em Portugal, e o sucesso no Brasil. O livro já vendeu quase 400 mil exemplares.

Vieira Junior também fala do cotidiano no bairro Itapuã, onde vive, suas paixões literárias e seu trabalho como funcionário do Incra (emprego que mantém até hoje), sem esquecer do dia em que se encontrou com Jorge Amado e de seus animais de estimação – os gatos G. H., Lindinho, Bob e Mimi e as cachorras Frida e Hannah, todos resgatados da rua.

A íntegra da reportagem, exclusiva para os assinantes, pode ser lida aqui.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí