Ilustração de Carvall
Foro de Teresina #236: Lula e a militância militar
O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana
Ainda sob o impacto da brutalidade das imagens do dia 08 de janeiro e à sombra das tentativas de golpe, o Foro de Teresina #236 analisa o avanço das investigações para culpar os responsáveis pela invasão em Brasília. E discute o risco de deixar de fora uma parte importante dessa história: os militares, pois já há evidências de que agentes dos diferentes níveis hierárquicos das Forças Armadas participaram dos atos golpistas. O presidente Lula admitiu falhas da inteligência do governo na prevenção da invasão. O programa fala ainda sobre a militarização do poder nos últimos anos e analisa como as seguidas operações de Garantia da Lei e da Ordem, as conhecidas GLOs, colocaram os militares no debate da segurança pública. Nesta semana, nossos apresentadores contam com a presença especial dos jornalistas Natalia Viana, Bernardo Mello Franco e do presidente do Cebrap, Marcos Nobre.
Bloco 1: Desmilitarização do Planalto
O Ministério da Justiça prepara um pacote de medidas com o objetivo de endurecer a punição para quem praticar atos antidemocráticos. Mais de 1,4 mil pessoas foram presas, mas a responsabilização dos militares que incentivaram os atos ou participaram deles parece distante. O presidente Lula já admitiu que “perdeu a confiança” em parcela dos militares da ativa e está promovendo a exoneração de parte daqueles que estavam alocados no Palácio do Planalto e da Alvorada.
Bernardo Mello Franco: A encrenca é enorme, e Lula sabia disso. Ele só não esperava uma tentativa de golpe com oito dias de governo. É muita chantagem num mandato que está só começando.
Bloco 2: Remilitarização da República
Com longo envolvimento em golpes e rupturas institucionais, as Forças Armadas voltaram ao centro do poder com Jair Bolsonaro, mas a influência vem crescendo há muito tempo. A intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018 e as seguidas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) acionadas por Michel Temer, Dilma Rousseff e Lula depositaram nos militares confiança para interferir na política nacional.
Natália Viana: O emprego das Forças Armadas na segurança pública foi se trivializando. E, com isso, os militares foram colocados no debate público, sem se pensar nas consequências.
Toledo: O mito da eficiência militar se prova falso, basta olhar o último governo. É sempre muito pior quando se coloca os militares para fazerem coisas que não seja lutar contra um inimigo externo que não existe.
Bloco 3: O que virá
Se, por um lado, os ataques golpistas a Brasília do último dia 8 abrem uma janela para o isolamento da extrema-direita golpista; do outro, ainda é bastante incerto se o país conseguirá derrotar o extremismo político e garantir a democracia brasileira.
Marcos Nobre: A característica da direita desde 2008 é que ela está sob hegemonia da extrema-direita. Agora, vemos a disputa de quem vai liderar o espectro político e se as Forças Armas seguirão dando sinais de um golpe.
Fernando: Figuras como Mourão, Moro e Zema estão buscando conquistar a liderança da direita, que está sob Bolsonaro. E eles vão fazer o que for preciso para que sejam eleitos.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem do UOL sobre o militar preso que estimulou ataques golpistas contra as sedes dos três Poderes, em Brasília;
O artigo de Natália Viana para a piauí_189 analisando que a competência dos militares na gestão pública é mais mito que verdade;
A coluna de Caio Junqueira na CNN Brasil que revela a atuação do general Braga Netto na discussão de alternativas para reverter o resultado eleitoral.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva e José Roberto de Toledo
Convidados: Bernardo Mello Franco, Natalia Viana e Marcos Nobre
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Marcos Amorozo
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: FêCris Vasconcellos e Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí