A Praça dos Três Poderes em construção: o que vimos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2022 foi a materialização da síntese do Plano de Demolição levado a cabo pelo governo Bolsonaro
O plano de demolição
A expressão apoteótica do bolsonarismo foi o 8 de janeiro em Brasília
Juscelino Kubitschek se elegeu presidente em 1955 com o bordão “50 anos em 5”, que também anunciou seu Plano de Metas, cuja síntese era a construção de Brasília. Além de encarnar as aspirações do país à modernidade, a capital prometia ser a materialização de uma sociedade nacional finalmente integrada. “Como sabemos, não deu muito certo”, escreve o jornalista Fernando de Barros e Silva na edição de fevereiro da piauí. “O Brasil jamais superou seus abismos e não vingou como país decente.”
Para o jornalista, podemos resumir o que aconteceu em Brasília no último dia 8 de janeiro através do slogan “Quatro anos em quatro horas”. “O que vimos naquele domingo foi a expressão apoteótica do bolsonarismo, a materialização da síntese do Plano de Demolição levado a cabo pelo governo que foi a duras penas derrotado nas urnas, mas segue nas ruas como um zumbi”, analisa Barros e Silva.
Os assinantes da piauí podem ler a íntegra do texto neste link.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí