Nove horas e trinta e dois minutos. Esse é o tempo que o brasileiro gastou por dia, em média, navegando pela internet em 2022. Está conectado na maior parte do tempo que passa acordado. Com isso, o Brasil supera países desenvolvidos, como a Inglaterra, onde o tempo médio gasto na internet é de 5 horas e 47 minutos. Não só a intensidade do uso da internet aumentou no Brasil, mas também a quantidade de pessoas conectadas. Dez anos atrás, metade dos brasileiros tinha acesso à internet; hoje, são 84%. É um universo de pessoas que usa muito o WhatsApp – o tempo médio nesse aplicativo, no Brasil, é quatro vezes o dos Estados Unidos –, além de Facebook e Instagram. O uso desses recursos aumentou na pandemia, quando se exacerbou um cenário já existente: a internet como ferramenta de uso diário e constante por parte da população Com dados do levantamento Global Overview Report, da organização Kepios, o =igualdades compara o universo dos usuários de internet no Brasil com o de outros países.
Entre 2020 e 2023, o Brasil ganhou 7 milhões de usuários de internet. O país chegou a 181,9 milhões de pessoas conectadas. O tempo médio que cada uma delas passa nas redes, porém, diminuiu: entre 2021 e 2022, esse tempo foi reduzido em 1 hora – por causa da flexibilização do isolamento social. Em 2021, o usuário médio brasileiro passava 10 horas e 19 minutos na internet. Em 2022, foram 9 horas e 32 minutos.
Num ranking com 50 países, o país é o segundo no quesito horas gastas usando internet no celular: 5 horas e 28 minutos por dia. Só os filipinos passam mais tempo nessa atividade que os brasileiros, e só três minutinhos a mais. Em média, um brasileiro navega no celular o dobro de tempo que um alemão, por exemplo.
Em janeiro deste ano, 181,9 milhões de brasileiros tinham conexão com a internet. No entanto, 9,9% deles – o equivalente a 18 milhões de pessoas – não tinham acesso a serviços de saneamento básico. Os dados mostram que, dentre os brasileiros conectados à internet, mais de 9 milhões recebem salário inferior a 550 reais.
A população brasileira é mais conectada que a média global. No mundo, estima-se que 64% das pessoas tenham acesso à internet. No Brasil, são 84%. Quando se analisa os dados por continente, a América do Sul só perde para Europa e América do Norte.
O WhatsApp tem um alcance enorme no Brasil, o que não se repete na mesma escala em outros países. Por mês, em média, o brasileiro gasta 28 horas conectado ao aplicativo. Os americanos, assim como os canadenses, gastam, em média, 7 horas.
O Facebook está perdendo espaço na internet brasileira. Entre 2021 e 2021, o tempo médio que um brasileiro gasta por mês nessa rede social diminuiu 3 horas e 18 minutos. Ainda assim, o Facebook tem um largo alcance. O tempo médio de uso do Twitter no Brasil, por exemplo, não chega à metade do tempo médio de uso do Facebook.
Além do WhatsApp, o Instagram também é um dos aplicativos preferidos do Brasil. O usuário brasileiro gasta, em média, 15 horas e 54 minutos por mês no Instagram. É menos do que no YouTube (22 horas) e mais do que no Facebook (12 horas).
É estagiário de jornalismo na piauí
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno