Lula e Joe Biden são os presidentes mais velhos já eleitos em seus países. Superam em mais de 40 anos a média de idade da população que governam. Esse é o padrão mundial: segundo os dados do Pew Research Center, 59,8% dos chefes de Estado no mundo têm 60 anos ou mais. Aqueles que chegaram a liderar suas nações antes dos 40, como o chileno Gabriel Boric, não passam de 1,6% do total. O quadro varia de país a país. Os deputados federais dos Estados Unidos, por exemplo, são, em média, oito anos mais velhos que os deputados brasileiros. O =igualdades mostra que, na política, idade faz diferença.
Os chefes de Estado mais jovens do mundo estão na casa dos 30 anos de idade; os mais velhos, na casa dos 80. A exceção é Paul Biya, segundo presidente da história do Camarões, que já chegou aos 90. Está no cargo desde 1982. Na época, Ibrahim Traoré, militar de 34 anos que hoje comanda Burkina Faso depois de dar um golpe de Estado, não tinha nem nascido, assim como Gabriel Boric (37 anos), presidente do Chile.
Gabriel Boric, presidente do Chile, tem 37 anos de idade. É uma exceção: no mundo todo, só 1,6% dos chefes de Estado têm menos de 40 anos. A maioria deles (54,5%) tem entre 60 e 79 anos – caso do presidente Lula, hoje com 78 anos de idade.
Nos Estados Unidos e no Brasil, o presidente tem mais que o dobro da idade média da população – Biden tem 80 anos contra 38,1 anos do americano médio, enquanto Lula tem 78 anos contra 33,6 anos do brasileiro médio. Só três países têm governantes mais novos que a média da população: Andorra, Montenegro e Itália (46 contra 47,7).
A média de idade das mulheres chefes de Estado – que são poucas – é 57 anos. A dos homens que ocupam essa mesma posição é 62 anos. A mais velha das mulheres é Sheikh Hasina, primeira-ministra de Bangladesh, de 76 anos. Quase metade das governantes mulheres está na faixa dos 40 anos, como é o caso de Mette Frederiksen (Dinamarca), Kaja Kallas (Estônia), Giorgia Meloni (Itália), Katrín Jakobsdóttir (Islândia), e Ana Brnabić (Sérvia).
Na África, continente em que a média de idade da população é a mais baixa do mundo (18,8 anos), os líderes são os mais velhos, em média (62). Em Uganda, por exemplo, mais de 75% da população nasceu sob o regime de Yoweri Museveni (79), que tomou posse em 1986 e governa até hoje. Na Europa, a tendência é outra: com a média de idade populacional mais alta do mundo (42,2 anos), o continente tem os governantes mais jovens: 53 anos, em média.
Os deputados da House of Representatives tinham, em média, 57 anos e 11 meses quando foram eleitos, em 2022. São, portanto, oito anos mais velhos que a média dos brasileiros: os deputados eleitos para a Câmara dos Deputados tinham 49 anos e 11 meses.
Luiza Erundina é a parlamentar mais velha em atividade no Congresso Nacional. Tem 88 anos – o mesmo que a soma das idades de Ícaro de Valmir (o mais novo do Congresso) e Bibo Nunes.
É jornalista. Foi colunista no UOL e editor das revistas Superinteressante e Mundo Estranho
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno