_220
Janeiro 2025O bonde do tigrinho
Como os influenciadores ganharam fortunas e ajudaram as bets a produzir a pandemia do vício
João Batista Jr. e Alessandra MedinaO enigma do voto
É hora de pensar a democracia para além da forma tradicional de representação
Miguel LagoA saga da glória eterna
Um torcedor conta sua viagem de ônibus até Buenos Aires para assistir ao triunfo do Botafogo
Sandro Aurélio Jr.A arte da gentileza
Os “pôsteres de boas maneiras” que viraram tradição nos trens e metrôs japoneses
Yumiko Yokoyama e Takahiro KadowakiO complexo: parte IV_mãos à obra
Quem é a multidão que movimenta o SUS – esse que, caso fosse uma empresa privada, seria o maior empregador do mundo
Mônica ManirA virada
Como o governo Lula mudou de rota na sua relação com Nicolás Maduro
Consuelo Dieguez“É muito legal quando você morre”
A última turnê do Sepultura, a mais celebrada banda brasileira de heavy metal
Gilberto PorcidonioEu sou o chester da política brasileira
Não tenho a exuberância de um pavão, mas sirvo bem para servir sempre
“Sou um problema, não um homem”
Os acertos e desacertos de J. D. Salinger
Jorio DausterO lado B do Barão
A marginália do Barão do Rio Branco, o chanceler que ajudou a definir as fronteiras do Brasil
Cristiane Costa e Luís Cláudio Villafañe G. SantosThe Bolsozapp Herald
Em edição extra por motivo de força maior, a trama golpista nos subterrâneos da rataria
Olegário RibamarOs incendiários
O jogo entre a Faria Lima e o governo
Ana Clara CostaA barata, Macabéa e Lisette
Três contos claricianos
Evando Nascimento“Me confesso cansado e burro”
Uma carta inédita de Dalton Trevisan para o escritor Otto Lara Resende
cartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] é humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Publica suas tiras no jornal O Globo, na newsletter Correio Elegante e na plataforma Um Brasil. Seu livro mais recente de prosa é Paris por um triz (Zarabatana).
[O bonde do tigrinho, p. 14], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Alessandra Medina, coautora, é jornalista com passagem pelas redações de Veja e O Globo. Ilustração de Beto Nejme.
[O enigma do voto, p. 22] é cientista político e diretor executivo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps). Cofundador do Meu Rio e do Nossas, lecionou na Universidade Columbia e na Escola de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade Harvard.
[A intromissão, p. 28], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente: nova direita e bolsonarismo (Companhia das Letras).
[A arte da gentileza, p. 36], editor na piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia! (Edições SM).
[A saga da glória eterna, p. 48] é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e trabalha como analista de creative data na agência Artplan.
[“Sou um problema, não um homem”, p. 60] é embaixador, consultor de empresas e tradutor.
[A barata, Macabéa e Lisette, p. 72] é escritor, professor universitário e artista visual. Autor do romance Diários de Vincent (Circuito) e do livro de ensaios O pensamento vegetal: a literatura e as plantas (Civilização Brasileira). lustração de Edson Ikê.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[Os incendiários, p. 7] é repórter da piauí. Foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época. Ilustração de Allan Sieber.
[Cartuns a partir da p. 16] é desenhista, humorista, músico e um dos criadores do Casseta & Planeta. Publicou, entre outros, o livro Paradas musicais (Mórula).
[Eu sou o chester da política brasileira, p. 27] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[The BolsozApp Herald, p. 34] é sócio fundador da rede social mais golpista do Brasil. Seus ghost-writers são Roberto Kaz e Afonso Cappellaro, redatores do The piauí Herald.
[O Complexo: Parte IV_Mãos à obra, p. 44] é jornalista. Publicou Diário de uma fadiga (Cancioneiro). É co-organizadora e autora de um dos textos da coletânea Referenciais para toda a vida (Cancioneiro). Ilustração de Vânia Mignone.
[“É muito legal quando você morre”, p. 54] é checador e repórter da piauí, e apresentador da audiossérie Chumbo & Soul, um podcast original da Audible produzido pela Rádio Novelo.
[O lado B do Barão, p. 66] é professora de jornalismo na ECO/UFRJ. Publicou Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil (Companhia das Letras). Luís Cláudio Villafañe G. Santos, coautor, é historiador e cônsul-geral do Brasil em Atlanta. Publicou Euclides da Cunha: uma biografia (Todavia).
[Crocodilos, p. 75], poeta, escritora e tradutora, é doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP e pela Universidade Sorbonne Nouvelle. Publica, neste mês, A forma livre: Baudelaire e Machado de Assis (Editora 34). Ilustração de Luísa Fantinel.