Nobel da Paz anuncia parceria com Lockheed Martin e Halliburton
10out2025 | 17h57 | The Piauí Herald

Nobel da Paz anuncia parceria com Lockheed Martin e Halliburton

A+ A- A

Seção de humor da piauí

BIG PEACEFUL STICK – “E a vencedora é… a Halliburton!” Foi assim que o Comitê Norueguês responsável pela escolha do Nobel da Paz anunciou a parceria com a gigante de armas Lockheed Martin e a petroleira Halliburton, colaboradoras históricas das Forças Armadas dos Estados Unidos. O anúncio foi feito minutos depois do comitê entregar o prêmio Nobel à venezuelana María Corina Machado, oposicionista do regime autocrata de Nicolás Maduro. Ela teve seu nome indicado ao Nobel pelo atual secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, conhecido por impor uma diplomacia hostil à América Latina.
“Apoiadora de Donald Trump e defensora do Estado de Israel, María Corina Machado nunca teve receio de expressar seu apoio a uma eventual intervenção dos Estados Unidos na Venezuela”, declarou o Comitê Norueguês, em comunicado enviado à imprensa. “Em função disso, este prêmio Nobel resgata o nome de duas empresas que tiveram papel fundamental na investida americana no Iraque, e que podem contribuir, agora, com o futuro da Venezuela.” O prêmio passa a se chamar Nobel Lockheed/Burton da Paz.
O Comitê Norueguês explicou que a parceria não só é natural, como faz jus ao legado do industrial sueco Alfred Nobel, ele mesmo um fabricante de armas. Também anunciou que a lógica de premiar opositores de autocratas, independente das opiniões dos opositores, será mantida em 2026. O comediante americano Jimmy Kimmel já desponta como favorito.