minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
Jogos
piauí jogos
Cento e vinte e um, de Eloar Guazzelli Filho

_230

Novembro 2025
TODAS AS EDIÇÕES

cartuns

Cartuns de Cynthia Bonacossa Cynthia Bonacossa

COLABORADORES

Eloar Guazzelli Filho

[Capa] é artista plástico, ilustrador, quadrinista e diretor de arte de animação. Publicou, entre outros livros, Porto Alegre: guia inútil de lugares improváveis, e sua sequência, A casa azul: Porto Alegre (HQueria).

Breno Pires

[“Verdadeiro comércio”, p. 14] é repórter da piauí baseado em Brasília. Ilustração de Reinaldo Figueiredo.

Renato Terra

[Quem anistiou Odete Roitman?, p. 24], documentarista, dirigiu Narciso em férias e Uma noite em 67. Seu novo filme O Brasil que não houve: as aventuras do Barão de Itararé no reino de Getúlio Vargas acaba de estrear no Canal Curta!. Ilustração de Caco Galhardo.

José Henrique Bortoluci

[A floresta e a obra, p. 34], escritor, é doutor em sociologia pela Universidade de Michigan e professor da FGV. Publicou O que é meu (Fósforo). Foto de Victor Moriyama.

Roberto Andrés

[A versão dos afogados, p. 50], urbanista e professor da UFMG, é diretor da Rede Nossas Cidades e autor de A razão dos centavos (Zahar). Ilustração de Daniel Kondo.

Rachel Aviv

[Ela tinha esquizofrenia, p. 64] é repórter da revista The New Yorker, onde o artigo foi originalmente publicado. Tradução de Isa Mara Lando. Ilustração de Ari Hisae.

Felippe Aníbal

[“Estou desaparecendo?”, p. 76], jornalista radicado em Curitiba, é autor do livro Waltel Branco: o maestro oculto (Banquinho Publicações).

Lilia Guerra

[Perfil de Santa Clara, p. 90] é escritora e auxiliar de enfermagem. Publicou, entre outros livros, O céu para os bastardos (Todavia). Ilustração de Lya Nazura.

Allan Sieber

[Sobre ratos e bêbados, p. 96], humorista e quadrinista, publicou, entre outros livros, As sete vidas do gato Jouralbo (Bebel Books e Mandacaru) e codirigiu, com Tasso Dourado, o documentário Peréio, eu te odeio. A HQ foi criada para a exposição dos 50 anos do Pasquim, organizada pelo HQ Mix em 2019.

Fernando de Barros e Silva

[Lula contra as direitas, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Cássio Loredano.

Cynthia Bonacossa

[Cartuns a partir da p. 18] é cartunista e médica patologista; quando não está desenhando coisas, ela está cortando pessoas. É autora do livro Estudante de medicina (Veneta) e publica todo mês no site Ciência na Rua e no perfil @cynemyk do Instagram.

Beatriz Bulla

[No escuro, p. 28] é jornalista, apresentadora do programa É Notícia, na RedeTV!, e do canal Amado Mundo. Foi correspondente do Estadão nos Estados Unidos.

Bernardo Esteves

[Procura-se um líder, p. 42], repórter da piauí, é autor de Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras). Ilustração de Daniel Kondo.

Joseca Yanomami

[Uma outra realidade, p. 56] é artista plástico. Apresentação de Hanna Limulja.

Conceição Freitas

[O espelho da orfandade, p. 72] é jornalista, cronista e escritora. Escreve crônicas para o site Metrópoles. Publicou, entre outros, Bravos candangos e Guia fora do plano (publicações independentes).

José Falero

[Murro em ponta de faca, p. 84], escritor, é autor da coletânea de contos Vila Sapo (Todavia). Ilustração de Eloar Guazzelli Filho.

José Almino

[Poesia, p. 93] é sociólogo e poeta. Publicou A estrela fria (Companhia das Letras) e Encouraçado e cosido dentro da pele (Confraria do Vento). Ilustração de Ayodê França.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.