Christian Bale interpreta Michael Burry em "A Grande Aposta"
“A grande aposta (The Big Short)” – tempestade iminente
Apesar do tema comum, dificilmente poderia haver filmes mais distintos do que "O homem que mudou o mundo" e "A grande aposta".
Talvez fosse possível traduzir The Gathering Storm, título do primeiro dos seis volumes da história da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill, publicado em 1948, por A tempestade iminente. Não chega a ser uma tradução brilhante. Mas ao menos transmite o sentido do original e é bem melhor do que O homem que mudou o mundo, título da adaptação do livro, produzida por 12 milhões de dólares pela BBC, em 2002, e exibida domingo (31/1/16) no canal HBO signature. Quem tiver assistido à impecável reconstituição da década de 1930, e ao desfile de atuações primorosas, com Albert Finney e Vanessa Redgrave à frente nos papeis do casal Winston e Clementine, pode ter notado o que pode ou não ser mera obra do acaso.
Radicalmente diferente da encenação clássica e narrativa fluida de O homem que mudou o mundo, A grande aposta trata, porém, exatamente do mesmo tema – a tempestade iminente. Nos dois filmes, sem serem ouvidos, os personagens principais preveem a tempestade que se aproxima. Em um caso, o rearmamento alemão que levaria à Segunda Guerra Mundial; no outro, a crise financeira de 2007/08, pondo em risco a indústria e o sistema bancário dos Estados Unidos. Churchill evita que a Inglaterra seja surpreendida indefesa. Os personagens de A grande aposta ganham uma fortuna apostando na crise das hipotecas imobiliárias.
Apesar do tema comum, dificilmente poderia haver filmes mais distintos do que O homem que mudou o mundo e A grande aposta. À placidez aparente do primeiro, opõem-se o frenesi explícito do segundo, procurando refletir o ritmo fragmentado e rápido do nosso tempo. Para retratar a vida no centro financeiro do mundo, A grande aposta rompe com a noção de unidade de estilo que rege a recriação dos eventos dos anos 30 feita em O homem que mudou o mundo. Para recriar eventos contemporâneos, A grande aposta usa uma miscelânea de linguagens – didática, publicitária, institucional, jornalística, documentária e até narrativa clássica –, combinadas para formar um turbilhão de planos e diálogos, em alta velocidade, e de apreensão difícil para quem estiver habituado à tradição narrativa serena de outros tempos e não conhecer o jargão do mercado financeiro.
Tratando de um tema comum, O homem que mudou o mundo e A grande aposta dão destaque e valorizam espíritos independentes, capazes de ir contracorrente, sem se deixarem levar por tendências dominantes e momentâneas. O heroismo de Churchill e o anti-heroísmo dos personagens de A grande aposta entram em choque com a tendência a seguir a manada e se acomodar.
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