Apenas quatro estados concentram mais da metade das pessoas resgatadas de trabalho escravo
Minas Gerais, segundo maior estado em população, tem o maior número absoluto de pessoas resgatadas de trabalho análogo à escravidão entre 2010 e 2020, com 5,5 mil – são 25,7 casos a cada 100 mil habitantes. Apenas Minas Gerais, Pará, São Paulo e Goiás concentram mais da metade das pessoas resgatadas de trabalho escravo. Entre 2010 e 2020, 10,6 mil pessoas foram resgatadas nesses quatro estados. Os dados são da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), órgão do Ministério da Economia, e foram obtidos pela agência Fiquem Sabendo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Proporcionalmente à população, o estado com a maior taxa de trabalhadores resgatados em situação de escravidão é Tocantins, com 49,1 casos a cada 100 mil habitantes. Com população 29 vezes menor do que a de São Paulo, o estado brasileiro mais populoso, a taxa de resgatados de trabalho escravo em Tocantins supera em quase 15 vezes a de São Paulo, que é de 3,4 casos por 100 mil habitantes, a sexta menor proporção. O estado nortista é o quarto menor do país em população, com 1,6 milhão de habitantes, e o quinto com mais trabalhadores resgatados, foram 790 no período. Já São Paulo, com 46,6 milhões de habitantes, teve 1,6 mil trabalhadores resgatados de 2010 a 2020, terceiro em números absolutos.
Fonte: Ministério da Economia via LAI
Repórter e gerente de projetos da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no acesso à informação. Foi repórter e editora do Zero Hora, colaborou com diversos veículos e lidera a iniciativa Afonte Jornalismo de Dados, que promove o conhecimento sobre dados no jornalismo
Repórter da piauí
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí