Atraso no pagamento das contas básicas representa o dobro das dívidas com varejo
O endividamento cresceu no Brasil, camuflando o empobrecimento da população. Dívidas com contas básicas, como água, luz e gás, foram as que mais aumentaram em 2021. Depois do cartão de crédito, que historicamente lidera o ranking de dívidas, as contas domésticas foram a maior fonte de endividamento no país até o fim do ano passado.
Em dezembro de 2021, o Serasa identificou 60 milhões de dívidas no setor de contas básicas, o que representa 24% do total. As compras em lojas de varejo, por outro lado, foram responsáveis por 27 milhões de dívidas – apenas 12,6% das pendências. Ou seja, o atraso no pagamento das contas básicas representa o dobro das dívidas com varejo.
No caso do cartão de crédito (e débitos bancários, em geral), os dados ajudam a entender a gravidade da crise econômica brasileira. De acordo com uma pesquisa do Serasa, o crédito foi utilizado principalmente para a alimentação dos brasileiros em 2021. Ao todo, 70% das pessoas endividadas com o cartão usaram esse meio de pagamento para comprar comida no supermercado. Isso significa que a maioria dos brasileiros ficou no vermelho para garantir a alimentação.
Leia o =igualdades completo aqui.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí