A cada 100 trabalhadores da indústria têxtil, 75 são mulheres
Em 2019, o Brasil tinha 25,2 mil empresas no ramo da moda. O país é o quarto maior produtor de vestuário e o quinto maior de têxteis do mundo. Em 2018, a indústria da moda brasileira faturou R$ 255,5 bilhões e, segundo dados do relatório Fios da Moda, contribui hoje com cerca de 5,5% do PIB do país. O jeans é o carro-chefe, colocando o país na terceira posição de maior consumidor mundial de denim e quarto maior produtor.
Este setor é o segundo maior empregador do país, agregando pelo menos 16,4% dos trabalhadores brasileiros. São 8 milhões de empregos diretos e 1,7 milhão indiretos. Questões sociais também rondam os números da indústria – além das subcontratações, dos empregos gerados, segundo o relatório Fios da Moda, 1% está em condições análogas à escravidão e a grande maioria da força de trabalho é feminina: 75%.
Fonte: Relatório Fios da Moda
Jornalista e autora de Memórias Interrompidas: testemunhos do sertão que virou mar. Foi estagiária de jornalismo na piauí e também já contribuiu com Universa Uol, G1 Ceará e Diário do Nordeste.
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí