Dinheiro mantido em offshores equivale aos PIBs de Japão, Alemanha e Reino Unido somados
De acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), pelo menos 11,3 trilhões de dólares são mantidos em regime “offshore”, ou seja, fora do país onde residem os donos das empresas. Esse valor equivale aos PIBs de Japão, Alemanha e Reino Unido somados. Esses países estão entre os cinco mais ricos do mundo e o PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por eles.
Não é ilegal manter uma empresa fora do país. O problema é que esses empreendimentos podem ser usados para evasão fiscal – ou para acobertar negócios ilegais. Geralmente os paraísos fiscais oferecem benefícios como sigilo, baixa tributação e facilidade na prestação de contas. Por isso, não é possível saber quanto desses 11 trilhões está vinculada à sonegação de impostos e outros crimes.
O Consórcio de Jornalistas Investigativos abriu a caixa de Pandora das offshores. Milhões de documentos vazados de escritórios administradores em todo o mundo revelaram segredos financeiros de mais de 330 políticos e funcionários públicos de alto nível, incluindo líderes mundiais, ministros e embaixadores de 91 países. Entre eles, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí