Dos pensionistas que devem à União, 79% estão endividados com Imposto de Renda da Pessoa Física
A dívida mais comum entre os pensionistas do governo federal é com o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Dos 17,4 mil parentes de servidores que recebem pensões e estão inscritos na Dívida Ativa da União, 13,7 mil – ou seja, 8 a cada 10 – têm contas a acertar com esse imposto. Essas dívidas com a declaração do IRPF somam R$ 386,9 milhões, segundo dados de março da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Os dados foram revelados pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI), que cruzou os registros de pensões com a lista de devedores da União.
A segunda dívida mais comum entre os pensionistas é com a contribuição que empresas devem dar ao INSS com base em sua folha salarial – 1,5 mil pensionistas endividados incorrem nesse problema. Levando em conta o valor total das dívidas, porém, a maior de todas é a dívida com o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ): os pensionistas do governo federal somam R$ 456 milhões não pagos a esse tributo. Entre os beneficiários de pensões, há 670 que estão negativados com a declaração do IRPJ.
A maioria dos pensionistas endividados tem apenas um débito a quitar com o governo (são 14,6 mil pessoas nessa situação). Uma minoria de 337 pensionistas acumula cinco dívidas ou mais, de diferentes naturezas.
Fontes: Agência Fiquem Sabendo, com dados do Portal da Transparência e do Portal de Dados Abertos
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí