faça seu login teste assinaturas a revista últimas
Democracia acima de tudo

_191

Agosto 2022

COLABORADORES

Sergio Fausto

[O desafio democrático, p. 8] é cientista político e diretor executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso. Ilustração de Allan Sieber.

Ana Clara Costa

[A Jovem Pan e o golpe, p. 18], repórter da piauí, foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época. Ilustração de Vito Quintans.

Consuelo Dieguez

[O ninho da serpente, p. 32], repórter da piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas (Companhia das Letras). Trecho adaptado do livro O Ovo da Serpente – Nova Direita e Bolsonarismo: Seus Bastidores, Personagens e a Chegada ao Poder, a ser lançado neste mês pela Companhia das Letras.

Taba Benedicto

[Quarto de esquecer, p. 46], fotojornalista freelancer e arquiteto, é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo.

Thais Bilenky

[O advogado ostentação, p. 56] é repórter da piauí e apresentadora do podcast Foro de Teresina. Fotografia de Egberto Nogueira.

Rivka Galchen

[O gênio desaparecido, p. 68] é colaboradora da revista The New Yorker, na qual o texto foi originalmente publicado. É autora de Pequenas Resistências (DBA). Tradução de Sergio Tellaroli.

Dirceu Alves Jr.

[A maratona, p. 78], jornalista e crítico de teatro, trabalhou em Zero Hora, IstoÉ Gente e Veja São Paulo. Publicou os livros Elias Andreato: A Máscara do Improvável (Humana Letra) e Sérgio Mamberti: Senhor do Meu Tempo (Edições Sesc). Fotografia de Flavia Valsani.

Marília Garcia

[Poesia, p. 87] é poeta e autora de Câmera Lenta (Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Oceanos 2018. Ilustração de Ari Hisae.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Angeli

[Cartuns a partir da p. 10], cartunista e colaborador da piauí, publicou a coletânea Todo Bob Cuspe (Companhia das Letras).

Allan de Abreu

[O instrumento, p. 26], repórter da piauí, é autor dos livros O Delator, Cocaína: A Rota Caipira e Cabeça Branca (Record).

Tiago Coelho

[A dependência, p. 40] é repórter da piauí e roteirista de cinema.

Pedro Cesarino

[Ouvindo os povos do Javari, p. 52] é antropólogo e escritor. Professor do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP, publicou o romance Rio Acima (Companhia das Letras).

Damian Platt

[Em busca da melhoria, p. 62], escritor, investigador cultural e skatista, publicou Nothing by Accident: Brazil on the Edge (Independent Publishing Network). Tradução de Rogério Galindo.

Rafael Cariello

[Dom João abre os cofres, p. 74] é jornalista. Thales Zamberlan Pereira, coautor, é doutor em economia pela FEA/USP e professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP). O texto é um trecho do livro Adeus, Senhor Portugal: Crise do Absolutismo e a Independência do Brasil, a ser publicado neste mês pela Companhia das Letras. Ilustração de Roberto Negreiros.

Antonio Mammi

[He-Man, p. 84] é jornalista e editor do Nexo Jornal. Ilustração de Pedro Franz.

André Gabeh

[Bye-bye, coxinha, p. 90] é cantor, escritor, ilustrador, roteirista e observador – além de parte integrante – da vida suburbana.