minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
O sol quadrado, de Allan Sieber

_210

Março 2024

COLABORADORES

Allan Sieber

[Capa], humorista e quadrinista, publicou o livro infantil As sete vidas do gato Jouralb (Bebel Books e Mandacaru) e codirigiu, com Tasso Dourado, o documentário Peréio, eu te odeio.

João Batista Jr.

[O messiânico, p. 16], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Colaboraram Allan de Abreu, Felippe Aníbal, Lígia Mesquita, Luiz Fernando Toledo e Matheus Pichonelli.

Vladimir Safatle

[Mais real que o ressentimento, p. 28] é professor titular do Departamento de Filosofia e Instituto de Psicologia da USP, além de psicanalista. Publicou, entre outros livros, Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação (Autêntica). Ilustração de Beto Nejme.

Emily Almeida

[Uma abolicionista no Brasil, p. 38] é repórter e editora-assistente de redes sociais da piauí. Tiago Coelho, coautor, é repórter da piauí e roteirista de cinema.

Joseph Brodsky (1940-96)

[Labirintos de Veneza, p. 52], poeta e escritor russo, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1987. Publicou, entre outros livros, Poemas de Natal (Âyiné). Trecho do livro Marca d’água: um ensaio sobre Veneza, traduzido por Odorico Leal, a ser lançado em abril pela editora Âyiné.

Midi

[Multitelas do futebol, p. 68] é artista gráfico. As telas deste portfólio fazem parte de sua mostra individual, Um drible pode mudar o mundo, realizada no ano passado na Casa Líquida, em São Paulo. Apresentação de Tatiane de Assis, repórter da piauí e crítica de artes visuais.

Quito Ribeiro

[Vínculo, p. 80], compositor, editor de cinema e escritor, publicou No canto dos ladinos (Todavia). Ilustração do Edson Ikê.

Armando Antenore

[Sem pai nem mãe, p. 86], editor da piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita distraída e Sorri, lia! (Edições SM).

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Fernando de Barros e Silva

[8/2/24, p. 6] é repórter da piauí. Ilustração de Allan Sieber.

Renato Terra

[É o Geraldo que tá no comando: macetando, p. 27] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.

Allan de Abreu

[“Um poder político extraordinário”, p. 30], repórter da piauí, é autor dos livros O delator, Cocaína: a rota caipira e Cabeça branca (Record).

Mónica Almeida

[A guerra do Equador, p. 46], jornalista com experiência no Equador e na Europa, faz parte da equipe global que publicou as séries Panama Papers e Pandora Papers. É coautora de El séptimo Rafael (Aperimus) e La revolución malograda, el correato por dentro (Planeta). Tradução de Sérgio Molina e Rubia Prates.

João Moreira Salles

[O que eu tenho a ver com tudo isso, p. 58], documentarista, é fundador da piauí. Dirigiu No intenso agora, Santiago, Entreatos, Notícias de uma guerra particular e Nelson Freire. É autor de Arrabalde: em busca da Amazônia (Companhia das Letras).

Ana Luisa Escorel

[Histórias em torno de um livro..., p. 76] é uma designer que edita e escreve livros. O título do último deles é O fastio do diabo (Ouro sobre Azul).

Felipe Fortuna

[Yorick, p. 83] é poeta, ensaísta e diplomata. Publicou os livros de poesia O mundo à solta (Topbooks) e O rugido do sol (Pinakotheke). Ilustração de Vito Quintans.

Cartuns ao longo desta edição: Adão Iturrusgarai, Aline Zouvi, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Benett, Caco Galhardo, Cynthia B., Galvão Bertazzi, Kleber Sales, Laerte, Rafael Calça.