minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Marielle vive, de Filipe Jardim

_211

Abril 2024

COLABORADORES

Filipe Jardim

[Capa] é ilustrador. Produziu o Carnet de voyage da Louis Vuitton no Rio de Janeiro e colabora para grifes e publicações internacionais, como Tiffany, The New Yorker e s/nº.

Ana Clara Costa

[O cardeal Três, p. 14] é repórter da piauí e apresentadora do Foro de Teresina. Foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época.

Allan de Abreu

[“Tudo aqui é padrão”, p. 26], repórter da piauí, é autor dos livros O delator, Cocaína: a rota caipira e Cabeça branca (Record). Fotografia de Sérgio Lima.

Chico Otavio

[Arqueologia de um crime, p. 32], repórter e professor de jornalismo na PUC-Rio, é coautor do livro Mataram Marielle (Intrínseca), escrito com Vera Araújo.

Caco Galhardo

[Desavisado, p. 48], cartunista e roteirista, publicou Cinco mil anos: e (quase) todas as tiras (Companhia das Letras). Reinaldo Moraes é escritor, autor de Maior que o mundo (Alfaguara), entre outros livros.

Angélica Santa Cruz

[Por um último e sereno suspiro, p. 60] é jornalista da piauí. Retrato de Bob Wolfenson.

Ana de Hollanda

[Chico Buarque aos olhos da irmã menor, p. 78] é cantora e compositora. Foi ministra da Cultura, diretora do Centro de Música da Funarte e secretária de Cultura de Osasco (SP). Lançou, entre outros discos, Tão simples, Um filme e Vivemos.

Vanessa Barbara

[Quem nasce no inverno, p. 86], escritora e jornalista, é colaboradora do New York Times e da New York Review of Books. Publicou, entre outros, o romance Noites de alface (Alfaguara) e Mamãe está cansada (Companhia das Letrinhas). É autora do periódico digital A Hortaliça na plataforma Substack. Ilustração de Julia Jabur.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Fernando de Barros e Silva

[Licença para matar, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.

Reinaldo Figueiredo

[Cartuns a partir da p. 16] é humorista, músico e um dos criadores do Casseta & Planeta. Publicou, entre outros, o livro Paradas musicais (Mórula).

Renato Terra

[Memórias póstumas de um comunista, p. 30] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.

Simone Duarte

[Começou com música, p. 38], jornalista, chefiou o escritório da Globo em Nova York e foi diretora executiva do jornal português Público. É autora do livro O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu (Fósforo). Dirigiu o documentário Sérgio Vieira de Mello: a caminho de Bagdá. Fotos de Sebastião Salgado.

Roberto Andrés

[Vai ter COP, p. 54] é urbanista, professor da UFMG e estrategista de cidades da organização Nossas. É autor de A razão dos centavos: crise urbana, vida democrática e as revoltas de 2013 (Zahar). Fotografia de Raimundo Paccó.

Carlos Fuentes (1928-2012), Gabriel García Márquez (1927-2014), Julio Cortázar (1914-84) e Mario Vargas Llosa

[Cartas dos compadres, p. 68] são escritores latino-americanos. Os trechos integram o livro Las cartas del boom (Alfaguara). Introdução de Alejandro Chacoff. Tradução de Rubia Goldoni e Sérgio Molina. Ilustração de Julio Cesar Ibarra.

Amanda Gorman

[A verdade em uma nação, p. 84] é poeta e ativista americana. O poema faz parte do livro Seremos chamados pelo que levamos, a ser lançado pela editora Intrínseca. Tradução de Stephanie Borges.

Bernardo Esteves

[O Antropoceno já era, p. 93], repórter da piauí, é autor de Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras). Ilustração de André Dahmer.