O cardeal Três
Ali Kamel e o fim de uma era
Ana Clara CostaComeçou com música
Os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal
Simone DuarteVai ter COP
Os desafios urbanos e ambientais de Belém, que se prepara para sediar a conferência mundial do clima
Roberto AndrésArqueologia de um crime
Os bastidores da investigação do caso Marielle
Chico OtavioPor um último e sereno suspiro
Como uma médica paliativista virou a mais alta voz na luta pelo direito de se morrer bem no país
Angélica Santa CruzChico Buarque aos olhos da irmã menor
De todos os comentários que faziam sobre ele, o mais absurdo era chamá-lo de tímido
Ana de Hollanda“Tudo aqui é padrão”
Como funciona o assédio judicial contra jornalistas no Brasil
Allan de AbreuMemórias póstumas de um comunista
Chego nas coisas depois que já viraram modinha e começaram a se desgastar
Cartas dos compadres
A efusiva correspondência entre os principais autores do boom latino-americano
Carlos Fuentes, Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Mario Vargas LlosaDesavisado
Um relato biográfico
Reinaldo Moraes e Caco GalhardoQuem nasce no inverno
Sempre fui popular entre os psicoterapeutas por causa das minhas parassonias de vida inteira
Vanessa BarbaraLicença para matar
Um retrato da Polícia Militar de Tarcísio
Fernando de Barros e SilvaO Antropoceno já era
Os guardiões da linha do tempo rejeitaram a criação de uma nova época geológica
Bernardo Estevescartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] é ilustrador. Produziu o Carnet de voyage da Louis Vuitton no Rio de Janeiro e colabora para grifes e publicações internacionais, como Tiffany, The New Yorker e s/nº.
[O cardeal Três, p. 14] é repórter da piauí e apresentadora do Foro de Teresina. Foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época.
[“Tudo aqui é padrão”, p. 26], repórter da piauí, é autor dos livros O delator, Cocaína: a rota caipira e Cabeça branca (Record). Fotografia de Sérgio Lima.
[Arqueologia de um crime, p. 32], repórter e professor de jornalismo na PUC-Rio, é coautor do livro Mataram Marielle (Intrínseca), escrito com Vera Araújo.
[Desavisado, p. 48], cartunista e roteirista, publicou Cinco mil anos: e (quase) todas as tiras (Companhia das Letras). Reinaldo Moraes é escritor, autor de Maior que o mundo (Alfaguara), entre outros livros.
[Por um último e sereno suspiro, p. 60] é jornalista da piauí. Retrato de Bob Wolfenson.
[Chico Buarque aos olhos da irmã menor, p. 78] é cantora e compositora. Foi ministra da Cultura, diretora do Centro de Música da Funarte e secretária de Cultura de Osasco (SP). Lançou, entre outros discos, Tão simples, Um filme e Vivemos.
[Quem nasce no inverno, p. 86], escritora e jornalista, é colaboradora do New York Times e da New York Review of Books. Publicou, entre outros, o romance Noites de alface (Alfaguara) e Mamãe está cansada (Companhia das Letrinhas). É autora do periódico digital A Hortaliça na plataforma Substack. Ilustração de Julia Jabur.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[Licença para matar, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.
[Cartuns a partir da p. 16] é humorista, músico e um dos criadores do Casseta & Planeta. Publicou, entre outros, o livro Paradas musicais (Mórula).
[Memórias póstumas de um comunista, p. 30] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[Começou com música, p. 38], jornalista, chefiou o escritório da Globo em Nova York e foi diretora executiva do jornal português Público. É autora do livro O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu (Fósforo). Dirigiu o documentário Sérgio Vieira de Mello: a caminho de Bagdá. Fotos de Sebastião Salgado.
[Vai ter COP, p. 54] é urbanista, professor da UFMG e estrategista de cidades da organização Nossas. É autor de A razão dos centavos: crise urbana, vida democrática e as revoltas de 2013 (Zahar). Fotografia de Raimundo Paccó.
[Cartas dos compadres, p. 68] são escritores latino-americanos. Os trechos integram o livro Las cartas del boom (Alfaguara). Introdução de Alejandro Chacoff. Tradução de Rubia Goldoni e Sérgio Molina. Ilustração de Julio Cesar Ibarra.
[A verdade em uma nação, p. 84] é poeta e ativista americana. O poema faz parte do livro Seremos chamados pelo que levamos, a ser lançado pela editora Intrínseca. Tradução de Stephanie Borges.
[O Antropoceno já era, p. 93], repórter da piauí, é autor de Admirável Novo Mundo: uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras). Ilustração de André Dahmer.