minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
O futuro da espécie, de Adão Iturrusgarai

_220

Janeiro 2025
TODAS AS EDIÇÕES

cartuns

Cartuns de Reinaldo Figueiredo Reinaldo Figueiredo

COLABORADORES

Adão Iturrusgarai

[Capa] é humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Publica suas tiras no jornal O Globo, na newsletter Correio Elegante e na plataforma Um Brasil. Seu livro mais recente de prosa é Paris por um triz (Zarabatana).

João Batista Jr.

[O bonde do tigrinho, p. 14], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Alessandra Medina, coautora, é jornalista com passagem pelas redações de Veja e O Globo. Ilustração de Beto Nejme.

Miguel Lago

[O enigma do voto, p. 22] é cientista político e diretor executivo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps). Cofundador do Meu Rio e do Nossas, lecionou na Universidade Columbia e na Escola de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade Harvard.

Consuelo Dieguez

[A intromissão, p. 28], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente: nova direita e bolsonarismo (Companhia das Letras).

Armando Antenore

[A arte da gentileza, p. 36], editor na piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia! (Edições SM).

Sandro Aurélio Jr.

[A saga da glória eterna, p. 48] é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e trabalha como analista de creative data na agência Artplan.

Jorio Dauster

[“Sou um problema, não um homem”, p. 60] é embaixador, consultor de empresas e tradutor.

Evando Nascimento

[A barata, Macabéa e Lisette, p. 72] é escritor, professor universitário e artista visual. Autor do romance Diários de Vincent (Circuito) e do livro de ensaios O pensamento vegetal: a literatura e as plantas (Civilização Brasileira). lustração de Edson Ikê.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Ana Clara Costa

[Os incendiários, p. 7] é repórter da piauí. Foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época. Ilustração de Allan Sieber.

Reinaldo Figueiredo

[Cartuns a partir da p. 16] é desenhista, humorista, músico e um dos criadores do Casseta & Planeta. Publicou, entre outros, o livro Paradas musicais (Mórula).

Renato Terra

[Eu sou o chester da política brasileira, p. 27] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.

General Olegário Ribamar

[The BolsozApp Herald, p. 34] é sócio fundador da rede social mais golpista do Brasil. Seus ghost-writers são Roberto Kaz e Afonso Cappellaro, redatores do The piauí Herald.

Mônica Manir

[O Complexo: Parte IV_Mãos à obra, p. 44] é jornalista. Publicou Diário de uma fadiga (Cancioneiro). É co-organizadora e autora de um dos textos da coletânea Referenciais para toda a vida (Cancioneiro). Ilustração de Vânia Mignone.

Gilberto Porcidonio

[“É muito legal quando você morre”, p. 54] é checador e repórter da piauí, e apresentador da audiossérie Chumbo & Soul, um podcast original da Audible produzido pela Rádio Novelo.

Cristiane Costa

[O lado B do Barão, p. 66] é professora de jornalismo na ECO/UFRJ. Publicou Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil (Companhia das Letras). Luís Cláudio Villafañe G. Santos, coautor, é historiador e cônsul-geral do Brasil em Atlanta. Publicou Euclides da Cunha: uma biografia (Todavia).

Natasha Belfort Palmeira

[Crocodilos, p. 75], poeta, escritora e tradutora, é doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP e pela Universidade Sorbonne Nouvelle. Publica, neste mês, A forma livre: Baudelaire e Machado de Assis (Editora 34). Ilustração de Luísa Fantinel.