Quem estava no Brasil na última semana de julho certamente soube da estreia do live-action de Barbie. O mundo cor-de-rosa da boneca tomou conta de redes sociais, shoppings, ruas e das bilheterias. Em dezesseis dias de exibição, o longa dirigido por Greta Gerwig arrecadou R$ 169,1 milhões, mais que o dobro de todos os filmes brasileiros somados em 2022. Nas semanas seguintes, a cifra continuou a engordar. Até o final de setembro, Barbie havia gerado R$ 205 milhões em bilheteria.
Desde a primeira semana do ano, o topo da lista de filmes que geraram mais lucro no Brasil é ocupado por uma produção norte-americana. Antes de Barbie, passaram por lá, nesta ordem: Avatar: o caminho da água, Gato de Botas 2 e Super Mario Bros.
Até setembro, os filmes estrangeiros já tinham arrecadado R$ 1,74 bilhão no Brasil, o equivalente a 98,7% de toda a bilheteria. A venda de ingressos para filmes brasileiros somou só R$ 22 milhões.
Confira outros dados na seção =igualdades.

Repórter da piauí

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno