ILUSTRAÇÃO: CARVALL
Foro de Teresina #151: Em nome do chefe
As mentiras na CPI, a terceira onda e o ministro da porteira
O Foro de Teresina desta semana analisa os depoimentos dos ex-ministros da Saúde e das Relações Exteriores na CPI da Covid-19 e discute a possibilidade de o Brasil viver uma terceira onda da pandemia. Comenta também a operação da Polícia Federal que afastou dez agentes públicos ligados ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente e cumpriu mandados de busca em endereços do ministro Ricardo Salles.
Anúncio:
Assine o Globoplay e assista a todos os episódios de O Caso Evandro: http://gplay.la/piaui
Bloco 1: Virou novela
O ex-chanceler Ernesto Araújo e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depuseram nesta semana na CPI da Covid-19. Ambos mentiram diversas vezes na tentativa de se eximir e de eximir o presidente Bolsonaro de responsabilidade pelas mais de 440 mil mortes da pandemia. Pazuello alegou que medidas de isolamento social não têm efeito cientificamente comprovado para deter o coronavírus.
Thais: Nesta semana, os senadores pegaram muito mais leve nos questionamentos do que nas anteriores, especialmente com Pazuello. Ainda assim, a espetacularização já está montada e cada parlamentar busca falar com seu grupo. Estamos vendo muitas mentiras e poucas consequências.
Bloco 2: Sem vacinas, de novo
Especialistas divergem se o provável aumento do contágio do novo coronavírus é uma terceira onda ou se o país sequer saiu da segunda onda. Mas concordam num ponto: se a vacinação não acelerar, vai morrer muito mais gente. Com a escassez de vacina, a maioria dos brasileiros segue desprotegida e a proteção de quem só tomou a primeira dose também pode ficar comprometida. Fiocruz e Butantan paralisaram a produção por falta de insumos e o país aguarda a maior parte do lote dos imunizantes da Pfizer.
Toledo: Os dados apontam a tendência de uma terceira onda e, se confirmada, a situação pode ser mais grave do que no começo do ano. Os leitos de UTIs ainda estão saturados e se a demanda aumentar demais, o colapso vai ser grande. Ainda vamos continuar na boca da botija por muito tempo.
Bloco 3: Passando a boiada
Na quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu 35 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao ministro Ricardo Salles e ao Ministério do Meio Ambiente. A operação investiga denúncias de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. Dez agentes públicos foram afastados, entre eles o presidente do Ibama, Eduardo Bim. Salles apareceu na sede da PF com um assessor armado e pediu informações sobre o inquérito.
Fernando: Ricardo Salles, em resumo, está sendo apresentado como sócio de contrabandistas de madeira. Ele está destruindo os órgãos de proteção do meio ambiente e abrindo a porteira para a bandidagem. Nesse sentido, ele é um ministro bolsonarista nato, de acordo com o modus operandi do governo.
> Links citados neste episódio:
O painel Geocovid da Map Biomas que monitora a dinâmica da Covid-19 no Brasil;
O painel de vacinação da Universidade Federal de Alagoas;
A coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo mostrando o temor de médicos e técnicos de uma terceira onda da pandemia mais virulenta;
O tuíte do delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva com trecho de música de Raul Seixas;
A reportagem que revelou a ida de Ricardo Salles à sede da Polícia Federal para pedir informações sobre inquérito na companhia de um assessor armado;
A sessão =igualdades do site da piauí que compara os preços de itens no Brasil com o de outros países.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: Plínio Lopes
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí